Projeto “Robótica Itinerante” leva conhecimentos tecnológicos para estudantes de escolas municipais de Tefé

Foto: Janderson Cordeiro

O projeto “Robótica Itinerante”, idealizado pela Secretaria Municipal de Ciência Tecnologia e Inovação (SECTI), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação Esporte e Cultura (SEMEEC), e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), iniciou na segunda-feira, (05), com a escola Walter Cabral sendo a primeira a receber a equipe do laboratório de robótica. Alunos do (6º ano 1 e 6º ano 2) participaram do primeiro contato com elementos de robótica como recurso pedagógico, por meio de kits educacionais com capacidade de transmitir técnicas práticas de conhecimentos tecnológicos, e habilidades específicas.

Com o público alvo direcionado para crianças, adolescentes e professores de escolas municipais da zona urbana e rural de Tefé, o projeto percorrerá algumas escolas do município, onde os professores do Laboratório Municipal de Robótica, e acadêmicas do programa de Iniciação Científica do CEST/UEA, irão levar o publico alvo ao primeiro contato com o mundo da tecnologia de forma menos superficial, isso porque será possível conhecer um pouco das entrelinhas do funcionamento de robótica, do ponto de vista da eletrônica (Motores e sensores), Mecânica (Montagem de peças), e a programação em blocos.

“Levar esses jovens ao encontro dessas ferramentas tecnológicas, é abrir uma nova janela para o mundo. É justamente essa janela que está dominando o mundo da atualidade. Então o que estamos fazendo aqui, é plantando uma semente de conhecimentos na cabeça dos nossos jovens que já fazem uso dessas tecnologias mais de maneira superficial por meio de um smartphone, um computador, jogos, etc. Hoje eles estão tendo a oportunidade de conhecer o processo de criação, programação e montagem dessas tecnologias”, destacou o secretário da SECTI, Daniel Sacha.

“Com esse projeto, estamos oportunizando aos nossos estudantes a experiência de conhecer como funcionam essas tecnologias. Esse conhecimento é muito comum em estados mais ricos e gera competitividade desigual no mercado de trabalho, então esse projeto vai elevar o nível de conhecimento de nossos jovens para concorrer de maneira mais justa às futuras vagas de emprego e conquista de seus espaços no mercado”, pontuou o prefeito Nicson Marreira.

O projeto estava sendo organizado há dois meses, e além da SEMEEC, e o CEST/UEA, conta também com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

*Com informações da assessoria