Rede de notícias da Amazônia realiza oficina em Tefé

Com o objetivo de promover a capacitação, interação e o despertar para uma verdadeira comunicação em rede, com a ideia de contribuir para a formação de profissionais e assim despertar uma comunicação mais humana na região amazônica, priorizando os povos, lutas e suas conquistas culturais, a Rede de Notícias da Amazônia realizou, no dia 23/05 uma oficina de jornalismo em Tefé/Am.

O encontro ocorreu na rádio rural FM, emissora integrante da rede, e reuniu comunicadores e colaboradores da emissora. O coordenador da rede, Pe. Edilberto Sena e a jornalista Jéssica Santos, apresentadora do Jornal Amazônia é Notícia, capacitaram os participantes para a produção de matérias para a rede de notícias.

Sobre a Rede de Notícias da Amazônia

A REDE DE NOTÍCIAS DA AMAZÔNIA – RNA – é uma associação de emissoras de rádio dentro da região amazônica. Seu principal objetivo é ser instrumento diferenciado de contato entre os povos da Amazônia, com notícias, programas educacionais, culturais, ambientais e de gênero para estimular a formação da consciência crítica e participativa de todos(as) as e os ouvintes, bem como ser instrumento de comunicação democratizada na Amazônia, priorizando o ponto de vista dos protagonistas sociais, a partir das fontes fidedignas de informação.

A Rede RNA iniciou suas transmissões no mês de maio com 5 emissoras interligadas ( Rádios, Educadora de Coari, Rural Fm de Tefé, Alvorada de Parintins, Rio Mar de Manaus, Monte Roraima de Boa Vista e Rádio Rural de Santarém). Brevemente outras emissoras da Amazônia entrarão na Rede.

Atualmente, a emissora veicula de segunda a sexta-feira, das 17h45min às 18 h, o Jornal Amazônia é Notícia, com enfoque nas culturas, lutas, enfrentamentos e desafios das populações amazônidas.

A RNA hoje está em aliança com ALER – Associação latino americana de educação radiofônica, com sede em Quito, Equador. Por esta aliança, a RNA recebe o serviço de satélite para transmissões dos programas amazônicos. Também através desta aliança a RNA faz intercâmbio com o projeto RIAR – Rede Intercultural Amazônica de Rádio, abrangendo os países que fazem parte da Amazônia sul americana (Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela e Brasil).

Foto: Divulgação