Ronda Maria da Penha comemora 1 ano de reativação no município de Tefé

Foto: Divulgação

Em uma solenidade ocorrida manhã de sexta-feira, (20-10), no Auditório do 3º Batalhão de Polícia Militar de Tefé (3º BPM), o Programa Ronda Maria da Penha (RMP) que foi reativado em 2022 comemorou seu primeiro ano de atendimentos e serviços voltados ao apoio e o combate ao abuso e agressão contra a mulher.

“O prefeito Nicson Marreira tem atuado juntamente com a secretária Kelly Barbosa em prol principalmente da proteção das mulheres, e o município de Tefé tem se engajado bastante nessa postura de defender as causas femininas, as causas da mulher, e a violência contra a mulher tem sido combatida, então é uma das camisas que o prefeito tem vestido nesse combate a violência doméstica”, pontuou a Procuradora Geral do Município de Tefé, Dra. Jéssica Thays.

Só nesse primeiro ano de reativação, o Ronda Maria da Penha, já realizou 128 atendimentos e acompanhamentos, e faz atualmente o acompanhamento de outros 115 casos.

“É um trabalho excelente que vem, sendo prestado por todos que fazem parte da Ronda Maria da Penha, tanto o efetivo da PM quanto da Guarda Municipal, e a gente agradece o apoio de todas as entidades e órgãos envolvidos nesse trabalho, principalmente a prefeitura de Tefé que tem sido parceira essencial”, destacou o comandante do 3º BPM, Tenente-coronel Pedro Moreira.

O Programa funciona de forma conjunta com diversos órgãos e instituições, entre eles o Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM), Ministério Público (MPAM), Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), Secretarias Municipais de Assistência Social, (SEMASC), e secretarias de saúde e também de educação.

“Na Ronda Maria da Penha eu encontrei o acolhimento, o apoio, a conversa. Eu já tinha visto outras formas que antes eram feitas apenas na delegacia, e as mulheres era alí e pronto, não tinha um acompanhamento pra saber como essa mulher estava após a agressão, o que é que estava acontecendo, o que estava faltando. Já com a Ronda, a visita toda semana era sagrada, era uma visita que alegrava, porque as vezes eu estava lá despedaçada, sem esperança de nada, e eles chegavam lá com aquele sorriso, e estavam alí presentes pra me entender”, acrescentou a Sra. Lady Laura, que recebeu atendimento do programa e hoje vive momentos de alegria e superação.

Estiveram presentes além dos órgãos que integram a Rede de Apoio à Mulher, o presidente da câmara de Tefé e prefeito em exercício, Luriney de Souza, representantes do CREAS, da 16ª Brigada de Infantaria de Selva, da Promotoria de Justiça de Tefé, Corpo de Bombeiros, SENAC, e um grupo de mulheres que receberam atendimento do programa.

*Com informações da assessoria