Se os alunos não vão ao Laboratório de Robótica, o Laboratório vai até eles!

Foto: Divulgação

É com grande alegria que anunciamos nosso novo projeto: A Robótica Itinerante!

Depois de 3 meses de planejamento juntamente com a SEMEEC e UEA, iremos percorrer as escolas do município de Tefé para apresentar à comunidade escolar este ótimo instrumento de disseminação de informações de contexto educacional.

O objetivo deste projeto é implementar o Programa Robótica Itinerante nas escolas das zonas rural e urbana no município de Tefé, a partir do uso de elementos de robótica como recurso pedagógico. Isto se dará por meio de kits de robótica educacional, que servem de modelos para proporcionar aos alunos, técnicas práticas de conhecimento da tecnologia, capaz de desenvolver habilidades conjuntas em diversas áreas.

O público-alvo são crianças, jovens e professores de escolas municipais de Tefé. Isto se dará através de forma itinerante, realizado pelos professores do Laboratório Municipal de Robótica e com apoio de alunas de Iniciação Científica do CEST/UEA, coorientadas pela SECTI.

O Prefeito Nicson Marreira afirma que esta metodologia é considerada importante na utilização em espaços formais e informais de ensino: “O projeto da Robótica Educacional tem grande importância no município, principalmente por se tratar de uma tecnologia cada dia mais popular entre crianças e jovens. E associar este material com as aulas nas escolas faz despertar o interesse dos alunos, não apenas na Robótica, mas pelos conteúdos como Ciências e Matemática”.

Já o Secretário da SECTI, Daniel Sacha, explica como houve a ideia do projeto: “Estamos organizando este projeto há 2 meses, juntamente com a SEMEEC e CEST/UEA. Contamos também com o apoio de fomento da FAPEAM e a monitoria de mais três bolsistas de Iniciação Científica do nosso laboratório”.

Enquanto o novo espaço do Laboratório passa por reforma, a primeira escola a ser visitada será a Escola Municipal Walter Cabral, começando nesta segunda-feira.

*Com informações da assessoria