Desde o início do ano letivo de 2022, a coordenação intersetorial do Selo UNICEF – edição 2021-2024 de Tefé – AM, tem desenvolvido diversas ações voltadas para o acompanhamento e assistências as crianças e adolescentes no âmbito da Rede Pública de Ensino Municipal.
Ao longo ano, foram realizados planejamentos da implementação da Busca Ativa Escolar, definindo ações e metas necessárias para intensificar a busca por crianças e adolescentes fora da escola ou em risco de abandono.
Para que a meta de (re)matrícula fosse alcançada foi necessário que as escolas monitorassem a participação dos (as) estudantes nas atividades para evitar novo abandono, garantir sua vinculação e o direito de aprender. Profissionais das escolas inserissem os dados conforme função desempenhada na estratégia.
O resultado é fruto do trabalho realizado pela equipe municipal que demonstra a dedicação de profissionais ao enfrentamento da exclusão escolar.
“O trabalho não pode parar. Estamos mobilizados fazendo da Busca Ativa Escolar um processo contínuo para assegurar o direito à educação para cada menino e menina. Parabéns a todos que realizaram sua missão com êxito durante esta etapa na busca da certificação do selo UNICEF. Agradecemos ao prefeito Nicson Marreira e Preto Veloso pelo forte apoio prestado à Campanha”, pontuou o secretário da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura – SEMEEC, Prof. Marcus Lúcio de Sousa.
A meta a ser atingida de (re)matrícula era de 465 novos (as) alunos e alunas. Esse balanço foi realizado após pesquisas, análise técnica e gestão de caso da Busca Ativa Escolar nas escolas das zonas rural e urbana do Município de Tefé. Hoje, os dados mostram que Tefé realizou 100% de (re)matrículas. A expectativa, agora, é que em 2023, o Município intensifica as ações da Busca Ativa Escolar em toda a região.
*Com informações da assessoria