SEMSA/Tefé em parceria com FVS-AM, realizam evento alusivo ao Dia Mundial de Combate à doença para estudantes da rede municipal de ensino

Foto: Ascom/Semsa

“Exposição sobre Tuberculose – Prevenção pode começar na Escola”, com o objetivo de fornecer informações para prevenir a população sobre uma doença que pode causar sérios problemas à saúde, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA/Tefé), em parceria com os profissionais do Programa Estadual de Controle à Tuberculose – Fundação de Vigilância em Saúde do Estado do Amazonas (FVS-AM), realizaram nesta sexta-feira (24), evento alusivo ao Dia Mundial de Combate à doença para estudantes do Centro Educacional Governador Gilberto Mestrinho.

A atividade aconteceu na quadra poliesportiva da própria unidade escolar. Houve ação lúdica, onde os estudantes do 1°, 2° e 3° ano foram divididos em 6 grupos – O que é a tuberculose, Transmissão, Sinais e sintomas, Diagnóstico, Tratamento e Prevenção, a cada temática os alunos realizaram uma apresentação, além de banners explicativos, distribuição de folders a respeito da Tuberculose, e apresentação teatral realizada pelos profissionais da UBS São Miguel.

Para encerrar, os alunos apresentaram uma paródia, para lembrar o dia 24 de março.

Agentes de Combate às Endemias, gerentes das UBS, coordenações do PSE e Dengue, profissionais do Programa Municipal de Tuberculose, professores e colaboradores da Escola Gilberto Mestrinho, participaram da atividade.

Atualmente, em Tefé, há 60 pessoas em tratamento referente à doença.

A Tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível pelo ar, que compromete principalmente os pulmões. O principal sintoma da doença é a tosse – forma seca ou produtiva – mas, também existem sintomas como febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga.

Por conta dos elevados índices de mortalidade e morbidade, a Tuberculose é considerada como um grave problema de saúde pública. Pessoas com sintomas devem procurar suas UBS de referência.

*Com informações da assessoria