Solenidade militar marca a inauguração das instalações dos bombeiros urbanos em Tefé

Participaram da solenidade militar, os comandantes da PM, Bombeiros e da 16ª BDA, e Dep. estaduais.

Autoridades locais e convidados participaram no final da manhã de segunda-feira, 15, da inauguração das instalações do Primeiro Pelotão Independente de Bombeiro Militar de Tefé, localizado no Bairro de Santa Teresa. Participaram da solenidade, o Comandante dos bombeiros do Interior, Maj. J. Wilson, o Comandante Geral da PM, Cel. Ayrton Norte, o Comandante d a16ª BDA, Carlos Feitosa, o presidente da Câmara de vereadores, João Paulo, e os Dep. Estaduais Alváro Campelo, Carlos Bessa, João Luiz e Felipe Souza, além do prefeito do município, Normando Bessa.

A partir de agora os bombeiros militares passam a atender as ocorrências não só do Aeroporto de Tefé, mas de todo o município e até de cidades próximas. Quinze bombeiros fazem parte do pelotão e estão prontos para atuar em salvamento, combate a incêndio e resgate. A unidade dispõe de um veículo de combate a incêndio.

Empenho do vereador Darcy Reis(Capitão) foi fundamental para essa conquista

O pelotão de bombeiros militares já existe em Tefé há 29 anos. Porém sua finalidade era atender exclusivamente as necessidades do Aeroporto de Tefé. Nos momentos em que foi acionado para uma ocorrência na área urbana, fez se necessário uma autorização de Brasília e ocorrência ainda teve que ser atendida por bombeiros militares que estavam de folga.

Com a informação, por parte da ANAC, da extinção do convênio entre a Infraero e o Governo do Estado, o que levaria a extinção do pelotão, deixando o município sem esse importante serviço, o Vereador Darcy Reis(Capitão/MDB) iniciou uma mobilização junto as autoridades municipais e estaduais, sensibilizando-as da importância desse serviço para o município.

Em fevereiro apresentou uma indicação na Câmara de Vereadores, aprovada por unanimidade, na qual buscava junto ao governo do estado a permanência dos bombeiros militares no município. O vereador se reuniu com o prefeito de Tefé, onde expôs a situação. Capitão também buscou apoio político para a empreitada, realizando diversas viagens para Manaus, onde visitou deputados federais e estaduais. Através do apoio dessas autoridades, o vereador conseguiu expor a situação ao governador Amazonino Mendes e o comandante geral dos bombeiros, obtendo o compromisso do governo do estado de que o serviço permaneceria no município. O parlamentar foi o principal articulador dessa conquista: Um pelotão de bombeiros urbanos, para atender as emergências da população de Tefé.

Fotos: Bryan Alencar/Portal Tefé News