Tefé recebe equipamentos para iluminação a LED de toda cidade

Fotos: Janderson Cordeiro/Augusto Souza

O prefeito Nicson Marreira participou na manhã desta segunda-feira (9) da entrega dos equipamentos para implantação da iluminação a LED da cidade. A iniciativa faz parte do programa Ilumina+Amazonas do Governo do Estado do Amazonas, que pretende modernizar a iluminação pública urbana das 20 maiores cidade do estado.

Os equipamentos foram desembarcados de uma balsa ancorada no porto da Ambev, e seguiram direto em carreata pelas principais ruas da cidade como forma de anunciar a melhoria e a grande mudança da iluminação pública para toda a população. A todo serão mais de 2.700 pontos de iluminação que serão substituídos em Tefé, alcançando várias ruas da cidade com uma estimativa de instalação em menos de 40 dias.

O programa foi lançado na semana pelo governador Wilson Lima que destacou que “A lâmpada de LED economiza em até 60% o custo com a energia elétrica, a luminosidade é maior, dá mais qualidade de vida para as pessoas. Melhora na questão da segurança pública”, ao acompanhar o embarque de 600 toneladas de material e equipamentos, tanto para Tefé como para Parintins, os dois primeiros municípios a receberem o programa.

O prefeito Nicson Marreira disse que “hoje é motivo de orgulho e alegria para nós tefeenses, em sermos o primeiro município do Amazonas a ser beneficiado com a iluminação a LED. Agradeço ao governador Wilson Lima pela parceria e pelo olhar diferenciado pelo nosso município. Tefé terá 100% de luz de led em toda cidade, com recurso de 70% do Governo do Estado, e 30% do Governo do Povo”, finalizou.

O coordenador executivo da Unidade Gestora de Projetos Especiais UGPE, engenheiro Marcellus Campêlo, ressalta que o programa também contribui com o meio ambiente, tendo em vista que no interior do estado há muitas termelétricas, nas quais o óleo diesel é utilizado e, com as lâmpadas de LED, o consumo do combustível irá reduzir.

O novo sistema, com investimentos na ordem de 18 milhões de reais em Tefé e Parintins, vai gerar economia de energia, menor impacto ao meio ambiente e segurança com ruas mais iluminadas.

*Com informações da assessoria