A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) está com inscrições abertas para o mestrado em Ciências Humanas, com ingresso previsto para 2025. O curso oferece um total de 30 vagas em Manaus e Tefé (distante 523 quilômetros de Manaus), sendo 10 vagas exclusivas para professores e/ou pedagogos da Secretaria de Educação e Desporto Escolar (Seduc/AM). Para ingressar, os candidatos devem se inscrever até as 23h59 do dia 30 de outubro, aqui.
O Mestrado em Ciências Humanas da UEA é avaliado com o Conceito 4 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e ao longo de oito anos já titulou mais de 120 mestres. Podem participar do processo seletivo os alunos que estão concluindo os cursos de graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e profissionais de diversas áreas, tais como: História; Letras; Geografia; Serviço Social; Direito; Arquitetura; Administração; Jornalismo; Pedagogia; Teatro; Psicologia, entre outras.
O reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, destaca que a UEA está sempre em busca de promover a melhor capacitação em todas as áreas. “A abertura de um novo edital no mestrado em Ciências Humanas é uma oportunidade para que todos consigam a formação e tenhamos pesquisadores e profissionais para o nosso estado com qualidade”, disse o reitor.
Segundo o diretor do Centro de Estudos Superiores de Tefé da UEA, o Prof. Dr. Yomarley Holanda, o curso é de extrema importância para a comunidade acadêmica da UEA. “O mestrado em Ciências Humanas (PPGICH/UEA), ofertado em Tefé, representa um espaço inestimável para a formação continuada de profissionais de diversas áreas na região. A vocação interdisciplinar permite aos pesquisadores avançar em áreas e temas ainda pouco estudados, ampliando assim o horizonte da produção científica no interior da Amazônia.”, destacou.
Distribuição das vagas
Grupo I – UEA/Seduc com oferta de 10 vagas, exclusivamente, para concorrência de professores e/ou pedagogos efetivos e estáveis da rede pública estadual de ensino, conforme Termo de Convênio nº 22/2022 estabelecido entre a UEA e a Seduc/AM. Distribuídas na seguinte proporção: duas vagas para pessoas com deficiência (PcD); uma vaga para indígenas (Indig); uma vaga para pessoa preta, parda ou quilombola (PPPQ); e seis vagas para ampla concorrência (AC).
Grupo II – UEA/PPGICH com oferta de 20 vagas para concorrência do público em geral. Destas quatro vagas para pessoas com deficiência (PcD); uma vaga para indígenas (Indig); uma vaga para pessoa preta, parda ou quilombola (PPPQ); e 14 vagas para ampla concorrência (AC).
O Processo de seleção será realizado em 4 (quatro) etapas: i) Homologação das inscrições; ii) Prova Escrita de Conhecimento Específico; iii) Avaliação do Plano de Trabalho; e, iv) Arguição Virtual do Plano de Trabalho. A previsão de início das aulas é março de 2025.
O edital nº 068/2024 – GR/UEA, os anexos, o link para inscrições, bem como todos os dados necessários à inscrição estão disponíveis no link: