MPE – AM quer selecionar novos assessores jurídicos para Tefé e mais nove municípios

Com o retorno das atividades parlamentares da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) no próximo mês, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM) deve divulgar o edital do concurso para assessores jurídicos nas promotorias de Justiça de dez municípios do Estado.

De acordo com o procurador-geral de Justiça, Francisco Cruz, o órgão espera a decisão da casa legislativa a respeito do projeto de criação dos novos cargos, que foi entregue na última segunda-feira (9).

Após a aprovação, o órgão ministerial deve lançar o edital para convocar os candidatos que pretendam concorrer às vagas para as comarcas de Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Coari, Tefé, Iranduba, Maués, Manicoré, Humaitá e Tabatinga.

O procurador-geral de Justiça argumenta que o critério para a escolha desses municípios, dentre os 62 que compõem o Amazonas, foi motivado pela existência de mais de uma promotoria em cada local, o que traz a necessidade de um assessoramento qualificado, em virtude da alta demanda quanto a processos judiciais e extrajudiciais.

“Trata-se de uma iniciativa inédita. Temos compromisso de aparelhar as promotorias da capital e do interior e vamos fazê-lo”, declarou o procurador, adiantando que o órgão também deve realizar concurso voltado a outras áreas profissionais, incluindo a de saúde.

Na terça-feira (10), o Tribunal de Justiça do Amazonas comunicou o envio da resolução aos membros da corte a respeito do concurso para juízes nas varas da capital e do interior.

Fonte: emtempo.online