Escritora tefeense lança livro com Histórias para refletir

A escritora Raimunda Gil Schaeken lança no próximo sábado (15), às 10h00, na sede da livraria Alcear (Rua Monsenhor Coutinho, n.527, centro de Manaus),  o livro: “Histórias para refletir”.

São coletâneas de trechos recebidos, histórias ouvidas, contadas ou lidas nos livros mencionados na bibliografia, que me chamaram a atenção pelos significados para as nossas vidas, capazes de promover importantes descobertas, abrir novas perspectivas e, sobretudo, nos incentivar a vivermos de maneira saudável, valorizando as pequenas coisas, até mesmo no simples sorriso, na pequena flor do jardim, na gota d’água, no aperto de mão, descobrindo o valor de cada pessoa, respeitando-a, perdoando-a e amando-a.

Uma simples história é capaz de iluminar nossa relação com os outros, de fortalecer nossa vontade de transformar o olhar com que contemplamos os nossos semelhantes, confirmando a crença de que estamos todos juntos na tarefa de viver.

A ideia de lançar mais um trabalho literário é fruto da necessidade que sentimos muitas vezes, no dia -a- dia, de buscar respostas para certas situações com as quais nos deparamos na nossa família, no trabalho, na Igreja, na vizinhança e entre grupos de amigos.

DADOS SOBRE A AUTORA – Filha do casal Francisco Gil e Alzira de Castro, a professora RAIMUNDA GIL SCHAEKEN nasceu no dia 5 de março de 1947, no município de Tefé/AM. Cursou os 1º e 2º graus em sua cidade natal, sob a competente direção das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria, a quem deve toda sua formação religiosa, cívica e profissional. É diplomada em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora e em Teologia pela Universidade de Santa Úrsula/CNBB NORTE I/CENESC.

Durante quatro anos, foi professora e diretora da Escola Paroquial São José, no município de Fonte-Boa. Em Tefé, esteve por quase uma década como diretora e professora da Escola Estadual Eduardo Ribeiro. Do mesmo modo, lecionou Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Ensino Religioso e Educação Artística, por mais de dez anos, na Escola Estadual Frei André da Costa. Foi, ainda, coordenadora do Instituto Estadual do Bem Estar do Menor (IEBEM), na cidade de Tefé.

Casou-se com o holandês Petrus Jacobus Schaeken , que pertenceu à Congregação dos padres do Espírito. Desta união nasceram seus três filhos: Êmina Maria Gil Schaeken Rosseti, Annie Maria Gil Schaeken Silva e Pierre João Schaeken.
Católica praticante, é dotada de muita fé, sendo devota de Nossa Senhora e de Santa Teresa de Jesus, o que contribuiu muito para enfrentar um câncer que atingiu a sua saúde e dedicação ao marido, sofrendo do mal de Alzheimer, durante quase 10 anos, vindo a falecer no dia primeiro de junho de 2012, deixando-a muito abalada, pelo amor que existia entre ambos. É membro efetivo da Associação dos Escritores do Amazonas-ASSEAM, desde 2005. Ingressou na Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas-ALCEAR, no dia 25 de agosto de 2012.

Entre suas obras publicadas, destacam-se: Centenário da Presença Espiritana na Prelazia de Tefé/AM, ;Uma História de Vida; I Antologia de Contos e Crônicas da ASSEAM, participando com os contos “A Professora e o Reverendo”, “A mulher do Padre”, “Agonia na Noite de São João”, “Lapso do Discurso” e “O Chapéu: Amigo Inseparável”; Datas Cívicas e Comemorativas; Tefé, Minha Saudade; Enfrentando com fé a doença de Alzheimer, entre outras.

Fonte: correiodoamazonas.com.br

Foto: Nailson Castro