Márcio Braga, Um tefeense de sucesso na capital

Sucesso de Público em todas as suas apresentações, o humorista tefeense Márcio Braga concedeu entrevista exclusiva ao repórter Fábio de Oliveira.Confira:

TeféNews – Quando você descobriu q tinha talento pra trabalhar com humor e resolveu trabalhar com isso?

Não é algo que você descobre você nasce com o dom. Agora, eu sabendo disso fui em busca de técnicas para aprimorar meu trabalho. Pois, eu decidi que devia ter esse comprometimento com minha profissão: Humorista.

TeféNews – Você que veio do interior, é difícil artistas interioranos fazerem sucesso na capital?

Márcio Braga – Acho que a coisa só se torna difícil quando você encara os obstáculos pensando em não conseguir. Minha vida não foi fácil e nem é ainda na capital, mas o caboclo do interior possui uma força, que muitas vezes, ele só sabe que tem quando procura usar. Nós somos mais do que imaginamos ser, e isso se torna um aliado na hora da luta.

Obviamente que dificuldade você também encontra no interior, mas na capital, pelo fato do mercado de trabalho ser mais disputado, você precisa unir o talento, sorte e NUNCA, NUNCA perder as oportunidades, por mais que elas lhe pareçam ridículas no primeiro momento.

Uma coisa que você pode usar a favor é justamente isso: ser do interior!

TeféNews – Fale um pouco sobre sua trajetória artística…

Márcio Braga – Sou de uma família que me inspira muito. Tenho a felicidade de ter um pai que sempre incentivou o talento e o dom de todos os irmãos, portanto, eu só dei continuidade ao que meu pai começou.

Profissionalmente foi junto com o meu irmão Elvis. Animávamos festinhas de aniversário, formatura, chá de panela e chá de bebê. Certa vez, fomos fazer uma festa surpresa, lembro que era no Dia de Finados. O objetivo era acordar um amigo do cliente, era aniversário do cara. Eram 6 da manhã, tudo preparado para entrarmos no quarto do cara e de repente a mulher comenta: “acho que o revolver dele está embaixo do travesseiro, só um minutinho!”. Pronto, queríamos desistir de tudo e o meu irmão que segurava o violão queria ir embora até que eu o lembrei: “precisamos pagar nossas contas e não é esse cara que vai atrapalhar”. A festa começou as 6 e acabou ao 12:00. O tal cara era muito gente boa e hoje é meu amigo!

Foram vários momentos inesquecíveis como esse, que nos deram ensinamentos para improvisar e levar emoção as pessoas. Até chegar na radio e no teatro nos dias de hoje, aconteceram muitas histórias que daria um show no teatro.

Todo dia é um novo dia, e aproveito esse novo dia para criar e buscar novos desafios para minha carreira, isso me incentiva a não parar.

TeféNewsAssim como os parintinenses, você faz questão de mostrar o seu orgulho em ser tefeense, e infelizmente tem pessoas q renegam sua origem, o q você acha disso?

Legal falar sobre isso. Aproveito aqui e deixo registrado o meu lamento e minha tristeza diante dos representantes políticos de Tefé que preferem contratar Bruno e Marrone, Banda Calipso a ter que valorizar os artistas locais. Falo isso, não somente por mim, falo por outros tefeenses que se destacam em outras áreas da arte.

Falo todo dia, das 17:00 as 19:00 horas no meu programa de rádio, transmitido pela Radio Acrítica Fm para todo Brasil, sobre eu ser “tefeense de Tefé” e digo isso com maior orgulho do mundo, pois acredito que o ser humano quando renega suas raízes perde a essência da vida. Para alguns, o lamento se dar por não ser respeitado na sua terra natal, para outros, o lamento se dar simplesmente pela sua cidade não ter contribuído com nada para suas conquistas. Pois para mim, Tefé me deu o orgulho de ser tefeense e ter minha Família, que me ensinou a amar minha “princesa do Solimões”.

Para finalizar, essa historia de não valorizar e reconhecer sua terra natal está muito relacionado a educação que cada um recebeu.

TeféNewsExistem vários humoristas com vários trabalhos na capital, como você define seu estilo, qual a diferença para os humoristas parintinenses e quem você admira no humor brasileiro?

Márcio Braga – O meu estilo é resultado da minha escola de vida, ou seja, resultado de todos os lugares, festas e situações que passei. O meu desafio é pessoal e muito particular. Sempre subo no palco usando o improviso. Ou seja, não decoro textos porque acredito que o inusitado propõe um resultado melhor para o sorriso da platéia. Veja bem, essa maneira foi estabelecida por mim e acho que o fato de ter sido sempre audacioso, trouxe isso para a profissão.

Cresci como qualquer criança apaixonada pelo Chico, Jô, Os Trapalhões, Grande Otelo, Costinha, Chaplin…

Hoje me tornei um pesquisador do humor, procuro ter na minha casa tudo que possa contribuir para minha “ainda” formação. O “ainda” se deve ao fato de “ainda” está caminhando e procurando crescer profissionalmente. Sou uma mistura desses humoristas com minha louca experiência de vida.

TeféNewsVocê sente saudades de Tefé, da família, dos amigos, o q te deixou com uma boa lembrança de lá?

Márcio Braga – Difícil o dia em que não me lembro de algo de Tefé, até porque, conto muitos casos e comparo alguns na rádio. Meus personagens se inspiram em pessoas de Tefé.

Tenho uma memória muito boa que me ajuda a lembrar de detalhes dos lugares, do jeito das pessoas, do lago, dos domingo na praça, do arraial, do folclore da época do Seu Moreno, dos festivais, das professoras, dos amigos de escola e dos amores…isso são minhas boas lembranças.

Sempre que conquisto algo novo, tenho o costume de voltar aos lugares onde morei e isso me faz visualizar o caminho que leva até onde estou. Tefé pra mim é assim, a saudade da minha cidade me faz sentir minhas vitórias, pois sei que assim, consigo ver o que consegui no dia de hoje.


TeféNewsQuais seus planos atualmente, o q você acha do sucesso?

Márcio Braga – Meus planos continuam os mesmos: levar alegrias as pessoas!

Em curto prazo nós temos lançamentos de DVD “Show Mulheres Muito Doidas” e DVD SHOW “TÁ EXPLICADO” dois sucessos de bilheteria no teatro com todas as sessões vendidas. Lançamento de mais um CD NA HORA DO ROXO – RADIO, e o lançamento do site com vendas de produtos com minha marca.

Não faço planos a longo prazo, pois Deus muda completamente tudo a todo instante.

Mas, se pudesse escolher, quero ser um velho bem engraçado, tipo algumas figuras de Tefé.

Vejo o sucesso sempre como algo positivo que possa ser aproveitado sempre para o bem.

Do lado financeiro é muito relativo, porque não fiz humor esperando ficar rico, mas o humor me trouxe o conforto de ter uma cama boa, um carro, um lar, e o bacana de poder reunir os amigos e meus irmãos dia de domingo na minha casa para contar história.

Hoje uso o meu sucesso para ajudar pessoas que precisam de mim para sorrir. Faço trabalho social com crianças e idosos na esperança de levar alegria a eles. Seja conseguindo cesta básica, rua asfaltada, um lar, mas sempre com objetivo de fazê-las sorrir.

Quanto à vaidade diante do sucesso, não tenho porque tive uma educação muito boa e exemplos de pessoas humildes, como meus pais. Não consigo me ver melhor do que ninguém pelo simples fato de ser um artista em evidencia.

TeféNews –
 você  já teve algum problema por criar personagens inspirados em grandes caciques da política no estado, como por exemplo o prefeito Amazonino Mendes, e como eles reagem quando encontram você?

Márcio Braga – Quando encontro os políticos eu procuro ser tão cínico e ou tão gentil quanto eles forem comigo. O humor não possui partido político. Eu não posso perder a piada, pois muitas vezes a piada é relacionada ao momento.

Já encontrei o Amazonino algumas vezes e ainda o questionei sobre as próximas obras, e ele somente sorriu, então transformei isso em piada. Não podia perder esse momento. Não me deixo levar pelo que eles gostam me deixo levar pelo que a história propõe e se essa história me dá uma piada, eu não posso perder o momento. Pra finalizar, o político não pode levar o humor tão a sério, eles não são!

TeféNews – Se você fosse Prefeito de Tefé, o que você faria?

Márcio Braga Não são meus planos, mas se fosse prefeito de Tefé, aproveitaria o amor que o povo tem pela cidade e resgataria a simples e boa imagem da nossa Tefé. Essa imagem que falo está relacionada a todos os setores que fazem de uma cidade o melhor lugar para se viver. E para finalizar, os representantes de Tefé precisam realmente resgatar o amor pelas pessoas, pela cidade e pelos bons costumes.

TeféNews  Qual a sua mensagem para os  conterrâneos?

Márcio Braga – Tefé possui uma energia muito boa que transmite aos seus habitantes e isso aproveitei nas minhas caminhadas.

Acredito que os tefeenses de um modo geral possuem uma paixão louca pela cidade de Tefé. Digo isso porque nunca encontrei alguém nascido em Tefé que falasse mal da cidade.

Mas, uma coisa é muito certa, Tefé poucas vezes foi bem cuidada e precisamos usar este amor que possuímos por nossa cidade, para trazer de volta a beleza das praias, das ruas, das escolas, das artes…

Sempre acreditei em sonhos, aprendi isso ainda pequeno quando morava em Tefé, e o legal de tudo isso, de todo esse sucesso, de todos os shows que faço e de todos os momentos vividos, é que meus sonhos que tive ainda pequeno, hoje pagam minhas as contas! E por isso torço por algum tefeense que sonhe com dias melhores, a não se deixar abater por obstáculos.

Obrigado pela lembrança do conterrâneo.

Tefé, sempre te amarei!

Saúde Sorte Sucesso Sorrisos Sempre

TeféNews – Obrigado pela entrevista!