Prof. Protázio Pessoa comemora 80 anos

Familiares e amigos comemoraram na sexta (13) e sábado (14) o aniversário do escritor e pesquisador tefeense Protásio Lopes Pessoa. Na sexta uma celebração religiosa foi realizada na igreja matriz de santa Teresa celebrada por Dom Sérgio Castriani, bispo de Tefé.

No sábado uma festa que aconteceu no GRESST reuniu familiares, amigos e autoridades, que ressaltaram a importância do professor para a cultura e a educação no município. A banda municipal de música homenageou o aniversariante.

Quem é o Prof. Protásio Pessoa?

Protásio Lopes Pessoa é tefeense, estudou no externato São José, seminário São José, formado em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas e História e Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Foi Coordenador do Movimento de Educação de Base MEB onde implantou o ensino á distancia via rádio. Trabalhou como educador, secretário da Prefeitura e Câmara de Tefé. Elaborou o projeto de lei que instituiu a festa da castanha.

Publicou os livros: Estudos Sociais do Município de Tefé para a 3ª série; O primeiro centenário dos espiritanos em Tefé; A História do Município de Tefé; e Genealogia família pessoa.

È fundador e atual presidente da Academia de Letras, Ciências e Artes de Tefé (ALCAT).

Fotos: J. Luiz