Uirapurus de volta para matar a saudade

Conjunto musical formado no ano de 1966, os Uirapurus fizeram três apresentações em Tefé.

A festa de Santa Teresa, padroeira de Tefé, é sempre um momento de reencontro dos tefeenses. Durante o festejo que acontece do início do mês até o dia 15 de Outubro, a cidade recebe visitantes de diversas partes do Brasil e do mundo. Pensando nesse momento e com o objetivo de homenagear a padroeira e o povo do município, é que os ex-integrantes dos Uirapurus que não tocavam juntos há muito tempo resolveram fazer três apresentações na cidade: dia 12 no arraial de Santa Teresa, dia 14 no clube da AABB e 15/10 da maçonaria. A apresentação na praça santa Teresa foi um sucesso, assim como nos outros locias. Uma multidão se formou em frente ao coreto, palco improvisado para o show. Tefeenses de várias idades aplaudiram e reviveram momentos inesquecíveis. Os Uirapurus, que significa o nome de um pássaro raro da floresta com um cantar maravilhoso, foi formado no ano de 1966 pelo guitarrista tefeense Humberto Queiroz, e na sua formação original contava ainda com Raimundo Sobrinho no contrabaixo, Pisca na bateria, Euzébio no órgão e Jorge marinho no vocal. O grupo começou se apresentando em programas da Rádio Educação Rural de Tefé. Desde então passou a ter várias formações ao longo dos anos seguintes, inclusive com a participação deste repórter, na minha maravilhosa descoberta da paixão pela música.

Emoção

Visivelmente emocionados, as pessoas que assistiram a apresentação dançaram como se estivessem relembrando os velhos tempos do Real Club, Humaitá ou outro local por onde os músicos se apresentaram. Todos queriam cumprimentar os integrantes que há muito tempo não tocavam junto. Emoção maior foi a de seu Odorico, porteiro do Real club por muitos anos, que bastou ouvir os primeiros acordes da música instrumental que serviu de abertura para as apresentações da banda, para encher os olhos de lágrima e ser levado para casa pela filha, pois o coração poderia não suportar tamanha emoção.

Os Uirapurus se apresentaram na festa da padroeira com a seguinte formação:

Celso Mendes – vocal

Chiquinho tracajá – vocal

Bú – Guitarra

Claudio Mota – Teclados

Pedro Secundino – Baixo

Antes da apresentação dos músicos um histórico da banda foi lido por Claudia Mendes, tefeense e grande incentivadora da cultura do município. Mendes informou ainda que está sendo estudada uma apresentação da banda em Manaus, para os tefeenses residentes na capital. Posteriormente todas as informações  da festa serão divulgadas.

Claudia Mendes lê o histórico da banda
Baixista Pedro Secundino, o mais antigo integrante do grupo

 

 

Os vocalistas Celso Mendes, chiquinho e o tecladista Claudio Mota
Guitarrista Bú Mota, sempre incentivando as apresentações
Chiquito Pinheiro na bateria
O coreto da Pça serviu de Palco para as apresentações

 

Público emocionado com o repertório apresentado

Fotos: Fábio de Oliveira