Comandante geral dos Bombeiros Militar do Amazonas vem a Tefé nesta sexta(08)

O comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, Cel. QOBM Mauro Marcelo Lima Freire, desembarca em Tefé, nesta sexta-feira(08) para visitar diversas autoridades do município e tratar da instalação do pelotão de Corpo de Bombeiros Urbano.

Logo após a chegada prevista para as 09:00, o comandante  visita o 1º Pelotão de bombeiros militares, localizado no Aeroporto de Tefé, onde participa de uma formatura. Em seguida visita o comandante da 16ª Brigada, Gen. Pinto Sampaio. Às 11:00 Cel. Mauro Freire visita o prédio da futura sede do pelotão, localizado na Rua Monteiro de Souza, onde funcionaria o PAC, no centro.

O encontro com o prefeito de Tefé, Normando Bessa e demais autoridades do executivo, está previsto para as 14:30 onde está previsto a assinatura de um documento firmando uma parceria entre as duas instituições.

Bombeiros urbanos: a realização de um sonho

O pelotão de bombeiros militares já existe em Tefé há vários anos. Porém sua finalidade é atender exclusivamente as necessidades do Aeroporto de Tefé. Nos momentos em que foi acionado para uma ocorrência na área urbana, fez se necessário uma autorização de Brasília e ocorrência ainda teve que ser atendida por bombeiros militares que estavam de folga.

Com a informação, por parte da ANAC, da extinção do convênio entre a Infraero e o Governo do Estado, o que levaria a extinção do pelotão, deixando o município sem esse importante serviço, o Vereador Darcy Reis(Capitão/MDB) iniciou uma mobilização junto as autoridades municipais e estaduais, sensibilizando-as da importância desse serviço para o município.

Em fevereiro apresentou uma indicação na Câmara de Vereadores, aprovada por unanimidade, na qual buscava junto ao governo do estado a permanência dos bombeiros militares no município. O vereador se reuniu com o prefeito de Tefé, onde expôs a situação. Capitão também buscou apoio politico para a empreitada, realizando diversas viagens para Manaus, onde visitou o ex-prefeito Jucimar Veloso(Papi), e com ele foram até o Dep. Federal Átila Lins e o senador Eduardo Braga. Através do apoio dessas autoridades, o vereador conseguiu expor a situação ao governador Amazonino Mendes e o comandante geral dos bombeiros, obtendo o compromisso do governo do estado de que o serviço permaneceria no município. O parlamentar foi o principal articulador dessa conquista: Um pelotão de bombeiros urbanos, para atender as emergências da população de Tefé. Os equipamentos e veículos existentes, será repassado ao município através de doação da Infraero.

Na sessão desta quinta-feira(07), quando anunciou a vinda do comandante e a instalação do pelotão, disse emocionado, que se sentia realizado, por ter contribuído para essa importante vitória do povo de Tefé. “Esse é o meu presente, no aniversário da minha cidade. Estou feliz”. Declarou o vereador.

Fotos: Divulgação