Defesa Civil simula desbarrancamento para treinar técnicas de situações de desastre

O treinamento foi realizado em uma obra da prefeitura de Tefé, que recentemente foi afetada por um deslizamento, na estrada do Aeroporto.

Um simulado de desbarrancamento com múltiplas vítimas no Município de Tefé (distante 521 quilômetros de Manaus) garantiu a parte prática da “Capacitação dos Coordenadores Municipais do Médio Solimões”, realizada pela Defesa Civil do Amazonas e que encerra nesta quinta-feira (22/2). “A proposta é trabalhar nos gestores o compromisso de transformar as cidades em resilientes diante das situações emergenciais”, enfatizou o secretário da Defesa Civil AM, Fernando Pires Junior.

O simulado, que ocorreu nesta quarta-feira (21/2) na estrada do aeroporto da cidade chamou a atenção dos moradores de Tefé, que acompanharam todas as etapas do treinamento.

Na ação, há um deslizamento de terras e seis pessoas ficam soterradas. Os agentes montam imediatamente um Sistema de Comando de Operações (SCO), que funciona como um comitê de gerenciamento de crise, onde os principais órgãos envolvidos se reúnem para definir as estratégias e formas de atuação e resgate. Todas as vítimas foram resgatadas e encaminhadas ao hospital.

Nove municípios participaram da capacitação: Tefé, Coari, Alvarães, Uarini, Maraã, Japurá, Fonte Boa, Jutaí e Juruá.

Temas- Na parte teórica, o principal tema debatido com os participantes foi  “O que é uma cidade resiliente e os 10 passos para essa construção”. Esse termo é usado para aquelas cidades que tem a capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre, e de maneira organizada prevenir que vidas e bens sejam perdidos.

A importância da implantação do número de emergência 199 da Defesa Civil Municipal (canal de comunicação direto com a população) também foi destacada durante o curso, assim como a implantação dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil (NUPDECs) nas comunidades ribeirinhas, o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres Naturais (S2ID) e a elaboração de Planos de Contingência.

Fotos: Divulgação