Festas e festivais para anotar na agenda do outono

O outono, a meia-estação onde o sol já não é tão quente e uma brisa amena anuncia a chegada dos dias frios, é época de festas e eventos em vários destinos no país. Além do clima gostoso, este período considerado baixa estação, é excelente para você cair na estrada, pois os hotéis e agências de turismo oferecem descontos especiais para os turistas.

Na hora de programar a viagem, vale a pena também dar uma olhada no calendário comemorativo nacional e aproveitar o que acontece em cada região. As festas e festivais podem deixar o passeio ainda mais relaxante e divertido, além de te proporcionar uma imersão na cultura local. Confira alguns destinos perfeitos e o que eles reservam de especial para esta época do ano:

PIRENÓPOLIS (GO)
Na mágica cidadezinha de Goiás, o outono é excelente para curtir a natureza e as cachoeiras, mas sem deixar de participar da tradicional Festa do Divino e da Cavalhada. A grande festa popular acontece 50 dias após a Páscoa, entre os meses de maio e junho, e atrai visitantes de várias partes do país. A Festa do Divino de Pirenópolis foi reconhecida pelo IPHAN, desde 2010, como Patrimônio cultural imaterial do Brasil.

PARATY (RJ)
As luzes do outono deixam os casarios de Paraty mais encantadores. Para aproveitar ainda mais os encantos da cidade, entre o final de maio e começo de junho, acontece a Festa do Divino, com procissões e apresentações folclóricas pelas ruas, que têm o mar verde esmeralda como pano de fundo. A celebração religiosa foi introduzida no Brasil pelos colonizadores portugueses, no século 18.

MANAUS (AM)


A temporada das chuvas começa a se despedir, mas os rios e matas do Amazonas continuam oferecendo vida, belezas naturais e paisagens impressionantes. Se você pretende viajar pela região nesta época de outono, pode curtir muito mais que os passeios pela selva ou os roteiros fluviais. Uma combinação perfeita é reunir a riqueza natural com a programação da capital, Manaus. O Teatro Amazonas, durante todo o mês de maio, promove o Festival Amazonas de Ópera (FAO). O espetáculo anual acontece desde 1997, e já consta entre os mais importantes do calendário musical do país.

São Joaquim (SC)

Entre o final de abril e o início de maio, São Joaquim, cidade mais fria da Serra Catarinense, celebra a colheita das maçãs. A região, que tem o clima propício para o cultivo da fruta, comemora a safra anual com a Festa Nacional da Maçã, realizada no início de maio. A comemoração surgiu em 1952, tomando dimensões cada vez maiores em virtude do desenvolvimento da produção no município, e hoje se destaca no calendário de festivais do Brasil.

São Paulo (SP)

Maio também é mês de participar de atividades culturais nas maior cidade do país. São Paulo promove, durante um fim de semana inteiro, a Virada Cultural. Neste ano, o evento tem data marcada para 18 e 19 de maio. Os paulistanos e visitantes poderão curtir, durante o dia e a noite, muita música, teatro, cinema, dança, literatura e outras performances artísticas, com acesso gratuito. A Virada Cultural de SP, um dos maiores eventos culturais do país, está em sua 15ª edição.

Região Nordeste

As festividades juninas do Nordeste não poderiam ficar fora desta lista. O tão aguardado São João, comemorado em vários estados da região, tem destaque maior em cidades como Campina Grande, na Paraíba; Caruaru, em Pernambuco; Mossoró no Rio Grande do Norte; Juazeiro do Norte, no Ceará; Santo Antônio de Jesus, Amargosa, Cruz das Almas e Senhor do Bonfim, na Bahia; e Aracajú, em Sergipe. A data é tão popular que ganhou tema até nas loterias, no sorteio para celebrar São João. O forró, as quadrilhas, os trajes caipiras e a culinária típica junina são ingredientes indispensáveis para a comemoração. Em algumas cidades, a festa ocupa estruturas imensas em pavilhões com exposições e shows de artistas consagrados. É o caso de Campina Grande, anfitriã do maior São João do mundo.

Fotos: Pixabay