Na noite de sábado (30/11), a Prefeitura de Tefé realizou o IV Festival Afro de Tefé e a Primeira Feira Pedagógica Afro Brasileira, eventos promovidos pela Coordenação Municipal de Cultura em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, e custeado pela PNAB ( Política Nacional Aldri Blanc).
A feira destacou trabalhos acadêmicos desenvolvidos por alunos das escolas da rede municipal de ensino, abordando a riqueza da cultura afro-brasileira e sua importância na construção da identidade nacional.
Já o festival trouxe uma programação vibrante e culturalmente rica, com apresentações artísticas, concursos de paródia, poesia, dança e a escolha da Beleza Negra masculina e feminina, que também contou com a participação de estudantes da rede municipal.
Homenagens emocionantes foram prestadas a pessoas negras que se destacam na sociedade tefeense, celebrando suas contribuições e reforçando a relevância do Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. Entre os homenageados da noite estava Dona Zinha, uma das primeiras parteiras da cidade, no alto dos seus 90 anos de idade, que na manhã deste domingo teve o privilégio de tomar café da manhã com o prefeito Nicson e a primeira-dama Kelly Barbosa.
O evento também contou com a participação da tradicional Dança Africana e uma apresentação especial da banda de pagode Samba De Responsa, que animou o público presente.
O IV Festival Afro de Tefé, que nesta edição trouxe como tema Respeito ras Raízes Africanas, afirmou o compromisso da Prefeitura com a valorização da cultura afro-brasileira e a promoção da igualdade racial, proporcionando momentos de aprendizado, celebração e reflexão para a comunidade.
*Com informações da assessoria