Prefeitura realiza encerramento da Quinta edição dos Jogos Interculturais Indígenas de Tefé com uma grande festa

Fotos: Will Chaves/Franklin Pantoja/ SEMCOM

A Quinta edição dos Jogos Interculturais Indígenas de 2022 chegou ao final na sexta-feira (05) na comunidade indígena Nova Esperança na Barreira do Meio no rio Solimões como mais um grande sucesso de participação e organização promovido pela prefeitura de Tefé.

Durante toda a semana, sob coordenação de equipes das secretarias de Educação, Cultura e Esporte, os Jogos tiveram a participação de 9 etnias disputando modalidade bem particulares dos indígenas como corrida com tora, zarabatana, subida no açaizeiro, arremesso do ouriço, e outras tradicionais como futebol, vôlei, corrida rupestre entre outras, tiveram suas disputas finais com a presença de um público alegre e participativo que não se incomodou com forte calor durante todo o dia.

Neste último dia de evento, a comunidade recebeu além do público das aldeias e comunidades próximas, a participação de visita de turistas vindos da cidade e de outros municípios do estado que se encantaram com a cultura e a diversidade dos jogos nesta região central do Amazonas.

As crianças tiveram um momento de brincadeiras e diversão promovido pela equipe da prefeitura com a distribuição de vários brindes.

No final do dia, o prefeito Nicson Marreira e a primeira dama Kelly Barbosa, e o seu convidado o deputado federal Sidney Leite, prestigiaram o encerramento das atividades esportivas na comunidade.
“Mesmo antes de assumirmos a prefeitura, nós temos apoiado, ajudado os povos indígenas. E fazemos questão de participar deste jogos, pois os nossos amigos Indígenas merecem todo nosso respeito, dedicação, amor e carinho”, afirmou o prefeito.

Logo em seguida foi realizada a solenidade de entrega das premiações o galpão de festas da comunidade eum show musical encerrou o evento.

*Com informações da assessoria