Principal evento cultural de Tefé, a Festa da Castanha chega a 19ª edição e será realizada de 29 de Abril a 1 de maio no município

Arte: Bernardo Dalmeida

A festa da castanha é uma das principais festas culturais do município de Tefé, e a cada edição o evento chama a atenção para a rica diversidade na culinária, artesanatos e músicas de artistas da região. Durante a programação da festa na cidade é comum também a apresentação de renomados artistas da música nacional. Diante da grandiosidade do evento, o município recebe a cada edição milhares de visitantes e turistas oriundos de municípios vizinhos e até de outros estados brasileiros.

Esse ano a prefeitura de Tefé, por meio da Secretaria Executiva de Cultura, em parceria com as demais secretarias municipais, realizará nos dias 29 e 30 de abril, e 1 de maio, a 19ª edição do evento. Uma rica programação foi elaborada, e dentro dela estão os concursos de desenho á Lápis, poesia, entalhe em madeira, pintura em tela, artesanato, culinária, música, gincana, corrida pedestre, arremesso de ouriço, corrida com motor rabeta, canoagem, além da tradicional presença do Castanhito e a escolha da “Rainha da Castanha” que é um dos principais momentos do evento. As inscrições para os concursos estão disponíveis até 25 de março, de 08h às 14 horas, na Secretaria Municipal de Cultura, situada à rua Marechal Deodoro, 341, Centro.

O objetivo da prefeitura na realização da festa esse ano, é não focar somente em shows artísticos, mais resgatar a essência cultural da festa, trazendo assim a história real da criação do evento e apresentando também o cultivo da castanha no município e sua capacidade de produção, que o tornou um importante produtor do fruto credenciando-o como grande exportador do produto, gerando riquezas e sustento para centenas de famílias direta e indiretamente.

O evento segue alinhado com a situação de saúde pública no município e sua realização será possível graças à queda nos números de casos de covid-19, isso devido à eficiência com a qual a prefeitura de Tefé, atuou no combate ao vírus, o que o credencia inclusive como o segundo município do interior do estado com maior número de imunizados, totalizando 70,4% da população vacinada.

*Com informações da assessoria