Professora de história de Tefé publica capítulo de livro sobre “A arte de benzer e seus processos de (re) construção a partir do olhar dos curandeiros”

Autora é professora e atua na rede pública municipal onde desenvolve atividades aos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Foto: Divulgação

A obra é organizada pelo Prof. Dr. Yomarley Lopes Holanda. Financiada pelo Governo do Amazonas por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM, a publicação é dividida em dois eixos com grande diversificação de temas relacionados aos aspectos sociais, história, ensino, educação e formação de professores. Lançamento do livro aconteceu nesta quarta-feira, 30/11, no auditório do Centro de Estudos Superiores de Tefé – CEST/UEA.

“A arte de benzer e seus processos de (re) construção a partir do olhar dos curandeiros (Tefé-AM)”, de autoria de Adriana Nonato Braga, estudante egressa do curso de História do CEST/UEA, juntamente com a professora Cristiane da Silveira, sua orientadora de TCC, é uma das obras de destaque na publicação.

Segundo as autoras “benzer é um ato que consiste em curar pessoas dos mais diversos males, através de gestos e preces que vem acompanhada do uso de plantas selecionadas. Para compreender este complexo processo sociocultural em na cidade de Tefé, o texto objetiva investigar e apresentar algumas das diversas formas de benzer, suas origens, influências e como se deram seus processos de (re) construção ao longo do tempo”.

Adriana é professora de história do I Centro Mun. de Aplic. em Educação Walter Cabral, em Tefé, no Amazonas, onde ministra aulas na modalidade do ensino fundamental II – 6º ao 9º ano. Possui pós-graduação em História e Cultura Afro-brasileira e é mestranda do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas – PPGICH- UEA.

“Por ser um tema que pesquisa os saberes tradicionais de alguns povos, pode ser trabalhada afim de ensinar os alunos a valorizar e respeitar as diferentes culturas existentes. Como esta prática é comum no município e faz parte da cultura, minha motivação para pesquisar esse tema veio da sua relevância para seus praticantes”, pontua.

A OBRA
A primeira parte do livro intitulado “Escritos sobre história: ensino e itinerários de pesquisa no interior da Amazônia”, aborda assuntos sobre o ensino de História e novas perspectivas. Na segunda etapa os autores discutem sobre itinerários investigativos.

Para o organizador da obra, Prof. Dr. Yomarley Lopes Holanda, a coletânea composta por 10 artigos, nasceu de uma iniciativa conjunta dos docentes do colegiado de História do CEST/UEA e do PPGICH/UEA que, por vários anos, trabalham na formação de novos profissionais de educação e na consolidação da pesquisa em História, seu ensino e suas relações complementares com outros campos do conhecimento.

“O livro desvela algumas dessas experiências acadêmicas realizadas em uma universidade pública no interior do Amazonas. Vale ressaltar que alguns dos textos que integram a coletânea são resultantes da colaboração entre estudantes e docentes da UEA/CEST”, disse.

SERVIÇO
A obra pode ser disponibilizada por arquivo PDF ou ainda pelo livro físico que está sendo vendido pelo organizador, o Prof. Dr. Yomarley Holanda.

*Com informações da assessoria