Representantes de agremiações e cordões folclóricos participam de reunião com a prefeitura para planejamento do Festival Folclórico em 2022

Fotos: Janderson Cordeiro/Augusto Souza

O prefeito Nicson Marreira juntamente com a secretária municipal de Cultura Sandra Nascimento, realizaram na tarde desta terça-feira (5), uma reunião com representantes e presidentes de agremiações folclóricas de Tefé. A reunião abordou a realização do 50º Festival Folclórico do município que tem previsão para ocorrer de 25 a 28 de agosto. O encontro abriu diálogo para as discussões de orçamento de cada brincadeira, critérios do regulamento, data e local do evento deste ano, entre outros.

“Nosso desejo é que todas as brincadeiras folclóricas da cidade participem do festival, que é um evento para todos se divertirem e mostrarem a nossa cultura para o mundo. Por isso é importante estarmos aqui, para ouvir as propostas, reivindicações e necessidades para a gente saber como a prefeitura pode ajudar, e juntos realizarmos uma grande festa. O festival em 2022 é simbólico porque marca a volta da nossa cultura após 2 anos, sem ser realizado”, destacou o prefeito Nicson Marreira.

Até o final da semana, os representantes das agremiações e cordões devem encaminhar à prefeitura os seus orçamentos para que o município planeje a ajuda de custo a cada agremiação. Estiveram na reunião, representantes de quadrilhas, cirandas, danças afro, bumbás e cangaços.

Nosso festival é berço de várias brincadeiras e cordões folclóricos que saíram do município para conquistar espaço e destaque na cultura de outros lugares da nossa região. Como a “Dança do Cacetinho” em Manaus, a Ciranda que hoje é festa popular na cidade de Manacapuru, o Barqueiro da comunidade das Missões, e tantos outros que por aqui passaram e registraram seus momentos no grande festival de Tefé.

Este ano, o mais tradicional festival folclórico do interior do Amazonas completa 50 anos de histórias que transformaram a vida e a cultura do povo tefeense enraizados nos costumes e meios de diversão das famílias que ajudaram a desenvolver Tefé.

*Com informações da assessoria