V Jogos Interculturais Indígenas de Tefé inicia com extensa programação na Barreira das Missões em Tefé

Fotos: Franklin Pantoja/SEMCOM

Após o sucesso da quarta edição do evento que reuniu mais de 23 etnias indígenas ocorrido no ano de 2021, os “Jogos Interculturais Indígenas de Tefé” chegam a sua 5ª edição 2022, com uma extensa programação repleta de atividades desportivas e apresentações que retratam a cultura dos povos indígenas da nossa região. Este ano, só no primeiro dia foi confirmada a participação de 15 comunidades indígenas pertencentes às etnias Kaixana, Mayoruna, Kambeba, Tikuna, Kokama, Apurinã e Miranha, totalizando sete etnias.

No período da tarde, aconteceu oficialmente a abertura dos jogos com o acendimento da tocha dos jogos.Um momento bastante esperado por todos e comemorado com muita euforia.

Com o total apoio da prefeitura de Tefé, por Meio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (SEMEEC), e as secretarias municipais de Turismo, a de Esporte, a de Cultura e a de Comunicação, o evento já é um dos maiores da região norte, mobilizando centenas de indígenas que ganharam a oportunidade de fortalecer suas identidades apresentando sua cultura e suas práticas desportivas.

“Esse é o segundo ano que estamos tendo a oportunidade de participar, colaborando para a realização desse evento, que apesar de está em sua 5ª edição, nas outras três edições, se teve apoio da prefeitura foi de forma muito tímida. Como chefe do executivo municipal, eu, e o vice-prefeito Preto Veloso, estamos fazendo todo o possível para que não falte nada para a sua realização, pois entendemos que é um evento importante que também serve para unir os povos indígenas e fortalecer suas tradições”, destacou o prefeito Nicson Marreira.

Serão quatro dias do evento que está programado para encerrar na próxima sexta-feira, (05). O palco é o Centro Comunitário Nova Esperança, localizado à Margem direita do Rio Solimões, comunidade Barreira das Missões de Baixo. Até o final do evento serão realizadas competições de arco e flecha, zarabatana, baladeira, corrida de saco, paturí, cabo de guerra, luta de galo, além da escolha do casal guerreiro e da índia mais bela.

*Com informações da assessoria