Copa da Floresta: Em Manaquiri, Anori dribla adversidades, supera adversários e conquista vaga na semifinal

Na final, seleção da Terra do Açaí levou a melhor sobre os anfitriões ao vencer por 2 a 1, de virada. Fotos : Ágatha Sena/FAF

A Terra do Açaí está em festa! A sexta e última sede da Copa da Floresta conheceu, neste sábado (23), sua campeã, Anori, que precisou se superar ainda antes de entrar em campo para alcançar seus objetivos. Na decisão em Manaquiri, a seleção anoriense venceu os anfitriões por 2 a 1, de virada, no Estádio Municipal Valdirzão, e garantiu lugar na semifinal da competição.

Apesar do final feliz, a trajetória da classificação de Anori na maior competição não-profissional da região Norte do Brasil teve um início repleto de obstáculos, superados com a garra característica do homem da floresta. Em meio às superações, os anorienses sentiram na pele o companheirismo de quem nutre o mesmo amor ao esporte e por sua terra.

Para chegar a Manaquiri, a seleção de Anori teve alguns contratempos que dificultaram o deslocamento. Além da seca dos rios amazônicos, que faz com que as embarcações viajem em velocidades menores, a fumaça presente na região nos últimos dias quase causou uma colisão entre o barco que levava a seleção anoriense e outro navegável.

Se não bastasse o susto, uma tempestade de verão, obrigou a delegação da Terra do Açaí a retornar ao porto. Entretanto, os anorienses contaram com a assistência da seleção de Novo Airão e as duas seleções chegaram juntas à Terra da Batata.

Com a força e o vigor advinda do melhor açaí do Amazonas – como se orgulham os anorienses – os jogadores de Anori entraram em campo cientes de que a história dentro das quatro linhas seria igualmente desafiadora à viagem, mas com um mesmo final feliz.

Decisão

Na final, Anori saiu em desvantagem ainda no primeiro tempo, quando Thiaguinho, de pênalti, abriu o placar para Manaquiri. A reação anoriense começou pelos pés de Jonilson, que deixou tudo e igual, já na segunda etapa. E por fim, coube a Bené fazer o gol da virada e consequentemente do título.

Trajetória até a classificação

A campeã Anori estreou na Copa da Floresta com uma vitória por 2 a 0 sobre Barcelos, no segundo dia da sede em Manaquiri. Com a classificação encaminhada, a seleção da Terra do Açaí carimbou a vaga na decisão ao empatar sem gols com Santa Isabel do Rio Negro.