Com auxílio da cadela Havana, a Polícia Militar do Amazonas em operação na Base Fluvial Arpão apreendeu, na manhã desta segunda-feira (16/10), cerca de 20 quilos de entorpecentes, entre cocaína e pasta-base de cocaína. Parte da droga foi encontrada escondida em uma esteira ergométrica, despachada como encomenda na embarcação Maria Monteiro com destino a Manaus, abordada em Coari (a 363 quilômetros da capital).
A apreensão foi executada por volta das 10h40, durante abordagem a embarcação, que havia saído do município de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus). Na fiscalização, a cadela Havana, da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães), sinalizou que havia entorpecentes dentro do equipamento de ginástica.
Durante a inspeção, a PMAM, coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (PMAM), encontrou dentro do equipamento, 17.5 kg de cloridrato de cocaína. A polícia identificou que a esteira iria ser enviada a Manaus para um homem que não teve a identidade divulgada.
Na mesma fiscalização, a cadela policial sinalizou que dentro de uma lixeira, também, havia entorpecentes. Os policiais fizeram checagem no recipiente, onde encontraram dentro de sacos de lixo outros 2,2 kg de pasta-base de cocaína.
Todos entorpecentes totalizaram cerca de 20kg. Com a apreensão, a polícia estima ter causado dano de mais de R$1,5 milhão ao crime.
A droga e a esteira foram apreendidas e encaminhadas para a polícia judiciária, que seguirá com as investigações.