Japurá /Am: homem é incendiado e outros são espancados, sob a acusação de serem “ Piratas de rio”

Imagens: Reprodução

Três homens foram espancados nessa quarta-feira (6) durante tumulto no porto de Japurá, município a 744 quilômetros de Manaus.

Um deles foi morto e teve o corpo incendiado nas margens do rio, e outros dois foram espancados por populares. A polícia informou duas prisões após os crimes.

Conforme relatos de moradores de Japurá, os homens seriam “piratas do rio” e teriam realizado vários assaltos em embarcações na região. Ao serem reconhecidos, as pessoas que estavam no local se revoltaram e iniciaram as agressões. A polícia não confirmou se eles eram os criminosos.
Há suspeitas de que a população tenha confundido os homens.

Em áudios divulgados em grupos do WhatsApp, uma pessoa afirma ser filho da vítima que teve o corpo queimado e, aos prantos, afirma que o pai era apenas um trabalhador.

“Ele não era pirata. Ele é meu pai, só tava colocando gasolina na lancha junto com meu cunhado que eles iam ‘pro’ [sic] garimpo só levar gasolina e voltar para Tefé. Só isso. Os ‘cara’ [sic] chegaram e tacaram fogo no meu pai. Meu pai só trabalha para ganhar o dinheirinho dele, ele trabalha com máquina pesada. Graças a Deus eu sou uma pessoa honesta, trabalhadora, por causa dele!”, disse o homem.

Reforço
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) informou que a Polícia Militar de Japurá foi chamada para atender a ocorrência, controlando o tumulto no porto da cidade e levando dois dos envolvidos para a delegacia local. Durante a noite, populares ainda quiseram invadir a delegacia para agredir um dos presos.

Na manhã desta quinta-feira (07), uma tropa foi enviada de Manaus, com policiais militares e civis, para reforçar as investigações e identificar os envolvidos na ocorrência.

Ainda não se sabe se a vítima que teve o corpo incendiado ainda está viva, se morreu afogado durante a fuga ou pelas agressões, no entanto, em vídeos divulgados na internet, é possível ouvir disparos de arma de fogo e várias pessoas tentando destruir uma embarcação.

*Informações via Am1/assessoria SSP