Na tarde de sábado (15) policiais do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) apreenderam 111 kg de pasta base de cocaína no município de Uarini. A droga estava em 38 rolos plásticos, sob poder de Tomás Ruiz Tenazor, 34, Raimundo Moraes Chunha, 27, e Ivan Costa Pacaia, 19. A ação foi realizada em conjunto com a Polícia Militar por volta das 13h.
De acordo com o major Ayrton Norte, comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), a droga estava na comunidade do Ingá, próxima ao município do Uarini. Os moradores da comunidade, conforme o major, fizeram uma denúncia anônima ao Grupamento de Polícia Militar (GPM), que é destacado na região. “Eles denunciaram a forma suspeita de como aqueles elementos estavam ali”, informou o major.
Segundo informações preliminares, os homens estavam tentando comprar farinha para tentar rechear os sacos com a droga e enviar à capital amazonense. A droga apreendida equivale a meio milhão de reais, e cada um receberia 5 mil pelo transporte do material, conforme os policiais.
“Os policiais militares que estavam lá diligenciaram o local, e vendo que havia controvérsia na conversa deles, os PM’s foram atrás da casa abandonada em que os homens estavam e encontraram três sacos de droga atrás de uma árvore de castanheira, sob um buraco forrado com madeira. Um tinha 38 kg, outro 37 kg, e outro 36 kg”, disse o comandante Ayrton.
Os três homens, que foram presos em flagrante, e foram autuados por tráfico de drogas. O trio é do município de Benjamim Constant e será mantido na Delegacia de Polícia de Uarini. Ainda conforme o comandante, as medidas cabíveis já estão sendo tomadas pela Polícia Civil. O município de Uarini, após a ocorrência, recebeu reforço de mais uma guarnição de Força Tática do BPM.
“Nós faremos uma operação de translado em conjunto com a Polícia Federal, para que essa droga seja incinerada com determinação judicial”, afirmou o major. A operação foi coordenada pelo Cabo Ota Filho, comandante de grupamento do município. O trio foi apresentado ao 58º Distrito Integrado de Polícia (DIP), localizado em Uarini.
Foto: Divulgação