Mais de 30 quilos de drogas, entre pasta base de cocaína, maconha, skank e cloridrato de cocaína, foram apreendidos por policiais militares e federais que integram a operação Sentinela nos municípios de Tabatinga e Santo Antônio do Içá. As apreensões foram realizadas pelas equipes policiais durante vistoria de rotina em embarcações, no período do feriado.
No porto do município de Tabatinga, a 1.109 quilômetros de Manaus em linha reta, cerca de 15 quilos de drogas, semelhantes a pasta base de cocaína, foram encontradas armazenadas em 21 garrafas PETs de 2 litros, dentro da caixa dágua da embarcação M Fernandes, conforme informou o Tenente Orlando Santos, chefe da equipe Sentinela pela Polícia Militar no município.
Costumamos vistoriar todos os locais das embarcações, até os considerados improváveis para o armazenamento de qualquer material. As mulas (pessoas que transportam drogas, geralmente em seu corpo) vem tentando inovar no transporte das drogas. Então, a nossa atenção, está cada vez mais redobrada, ressaltou.
Já na quarta-feira (20), cerca de 17 quilos de drogas, entre maconha, skank e cloridrato de cocaína, foram apreendidos, também, durante abordagem de rotina realizada por policiais militares e federais da Base Garatéia, que fazem parte da operação Sentinela, no município de Santo Antônio do Içá, a 880 quilômetros de Manaus em linha reta.
Segundo o sargento Jóber Góis, comandante da base pela PM, a droga estava escondida debaixo da escada do segundo piso da embarcação Manoel Monteiro. O entorpecente pertencia aos tripulantes identificados como Walter Cléber Ribeiro Januário, 31, e Eliabe Taveira de Oliveira, 29.
A dupla nos informou que essa droga estaria sendo levada para Manaus para abastecer as áreas conhecidas como boca de fumo. Um deles, o Walter, já havia sido preso anteriormente pelo crime de tráfico de drogas, informou.
Os dois homens, e as drogas das duas ocorrências, foram conduzidos à sede da Polícia Federal no município de Tabatinga para os procedimentos legais.
Segurança na fronteira O combate ao tráfico de drogas ganhou reforço na fronteira do Estado por meio da Base Anzol e Base Garatéia, posicionadas respectivamente, nos municípios de Tabatinga e Santo Antônio do Içá. Nas duas bases são realizadas constantemente vistorias nas embarcações que trafegam pelo rio Solimões, para seja bloqueada a entrada de entorpecentes e mercadorias.
Fotos: Divulgação