Com o objetivo de refletir coletivamente sobre os princípios do planejamento e da mobilização para aprendizagem, visando uma educação pública municipal de qualidade, a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura realizou na sexta-feira (31), o encerramento da programação da I Jornada Pedagógica de 2023. O evento permitiu que 1.050 profissionais da educação participassem das formações durante seis dias, nas escolas municipais e instituições parceiras.
Para Luciano Paiva, professor de história na Escola Municipal Rural Nossa Senhora Aparecida, localizada na comunidade Aranatuba – Rio Tefé, o planejamento escolar é de fundamental importância para que a escola consiga obter resultados positivos ao longo do ano letivo.
“O planejamento é necessário para observarmos a realidade das nossas crianças que estão vindo aí, e assim conseguir os melhores resultados no ano letivo”, disse o professor.
Bem como Luciano, a Diretora do I Centro de Aplicação em Educação Municipal Walter Cabral, Anna Theomara, enfatiza que o planejamento pedagógico também serve para organizar a rotina escolar, e assim melhorar a qualidade do ensino.
“Sabemos que tudo que tem de ser feito, principalmente na Educação, tem que haver uma organização, um planejamento, porquê dessa forma não tem como trabalhar, principalmente a educação e o conhecimento sem estar se planejando. Estamos prontos para receber nossos alunos e oferecer uma educação de qualidade”, destacou a diretora.
Durante a Jornada Pedagógica deste ano, o secretário de Educação, Esporte e Cultura, Marcus Lúcio de Sousa, visitou in loco todos os locais onde foram desenvolvidas as atividades pedagógicas.
“Agradeço a presença e participação maciça dos nossos profissionais na Jornada Pedagógica, assim como toda equipe responsável pela organização, os músicos que nos abrilhantaram com as apresentações culturais animando nosso evento. Nossos agradecimentos também ao Prefeito Nicson Marreira e ao vice-prefeito Preto Veloso, por manter esse olhar diferenciado em prol da Educação sempre preocupados com todos os servidores”, completou Marcus Lúcio de Sousa.
À exemplo da Jornada Pedagógica de 2023, a realização de eventos de formação continuada fazem parte do Plano de Governo do Prefeito Nicson Marreira e Preto Veloso.
“É muito importante o trabalho que cada um de vocês realiza e a educação é extremamente importante por gerar oportunidades e direcionar a vida das pessoas, portanto, agradeço a todos por fazerem o diferencial na vida das nossas crianças. Estamos intensificando esforços para fazer o melhor e tem muito ainda a ser feito para valorizar casa vez mais o trabalho de vocês. Eu acredito que essas formações somam com os projetos de intensificação de melhoria da educação básica”, pontuou o prefeito Nicson Marreira.
A Jornada Pedagógica formou mais de 1.050 profissionais da educação, dentre eles, professores, diretores, pedagogos, técnicos administrativos e outros mais que participaram das capacitações, em todas as modalidades de ensino da Rede Pública Municipal.
A Jornada Pedagógica de 2023
Educação Física
As atividades da Jornada Pedagógica de 2023, aconteceram no I Centro de Aplicação Municipal em Educação Walter Cabral, Escola Municipal Walter, Escola Municipal Wenceslau de Queiroz, Escola Municipal Professor Helyon de Oliveira, UAB – Universidade Aberta do Brasil, Escola Estadual Frei André da Costa, Centro Educacional Governador Gilberto Mestrinho e Auditório da SEMEEC, nos dias 29, 30 e 31 de março de 2023.
Palestras sobre a Base Nacional Comum Curricular – BNCC na Educação Física, apresentação do plano de ação, apresentação da sequência didática, apresentações metodológicas pelos professores, trabalhos na adequação das ações metodológicas do organizador curricular, dinâmicas, alongamentos e danças, fizeram parte das atividades realizadas pela Coordenação de Educação Física.
A Coordenação de Jovens e Adultos discutiu com os profissionais da educação o tema sobre Perspectivas e Desafios Educacionais: Construindo Sonhos para uma cidade com Educação de Qualidade. No cronograma das atividades estava também a: 1. Apresentação dos resultados; 2. EJA e a BNCC; 3. Manual de orientação escolar; 4. Dinâmicas; e 5. Orientações gerais para o planejamento das escolas.
Segundo a Coordenação, o diferencial do Plano de Ação de 2023 da Coordenação está na implantação da EJA Profissionalizante. A EJA Profissionalizante é estabelecer um diálogo efetivo entre as questões cruciais para o ensino da língua portuguesa, usando os recursos da vivência do estudante para auxiliar no processo de alfabetização e o letramento de maneira integral, o capacitando ao pleno exercício da cidadania.
A EJA Profissionalizante é uma conquista da Prefeitura de Tefé, através da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, com a organização da Coordenação da EJA e conta com a parceria técnica do Instituto Amor Maior, para ofertar aos alunos qualidade de vida e uma educação de qualidade com inserção no mercado de trabalho. Tefé, no Coração da Amazônia, é o primeiro Município do Amazonas, a implantar a EJA Profissionalizante.
Na prática a iniciativa cumpre a META 10 PNE/PME – EJA que, integrada à Educação Profissional, busca oferecer, no mínimo, 25% (vinte e cinco por cento) das matrículas de educação de jovens e adultos, nos Ensinos Fundamental e Médio, na forma integrada à Educação Profissional.
Matemática
A Coordenação de Matemática fez a apresentação da Olímpiada da OBMEP (tirou dúvidas quanto aplicação das provas); avaliação dos dados do CAED, apresentação do resultados; habilidades não consolidadas; resultado do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), avaliação externa, apresentação de estratégias para melhorar os resultados, bem como, a elaboração da Proposta Pedagógica do Município, trabalhando o organizador curricular com os professores.
Linguagens – Língua Portuguesa, Inglesa e Arte
A área de linguagens desenvolveu atividades com objetivo de traçar metas e estratégias para o ano letivo de 2023. O planejamento envolveu os professores do Componente Curricular de Língua Portuguesa, que atuarão na Rede Municipal de Ensino, visando, tornar um campo fértil de construção saberes e trocas de experiências. Na oportunidade, foram trabalhados o Organizador Curricular de Língua Portuguesa, diagnóstico da aprendizagem, intervenção pedagógica, planejamento bimestral de habilidades, competências, descritores e objetos de conhecimentos a serem trabalhados em sala de aula, construção e socialização de sequências didáticas. O Núcleo de Arte discutiu o documento padrão para formalização da proposta Curricular Pedagógica Municipal alinhada a BNCC e RCA e também foi realizada uma dinâmica com os professores.
Ciências da Natureza
A Coordenação de Ciências da Natureza realizou uma programação relacionada a: Importância do Planejamento de Ensino, Resultados das Avaliações Externas – CAEd e Saeb; Documentos Norteadores para construção da Proposta Curricular e Pedagógica Municipal (PCPM): Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Referencial Curricular Amazonense (RCA) e Proposta Curricular para o Ensino Fundamental. Houve também o momento de construção do Organizador Curricular, considerando as especificidade do município de Tefé, Orientações para preenchimento de ficha diagnóstica, construção de plano bimestral e planejamento de sequência didática.
Os professores de Ciências, ainda, participaram de uma oficina com a professora Eloá Arevalo, da Universidade do Estado do Amazonas, no Laboratório de Biologia do Centro de Estudos Superiores de Tefé – CEST/UEA, além da oficina, houve socialização, produção, sugestões de materiais e de experiências sobre suas práticas pedagógicas.
História
A Coordenação Ciências Humanas abordou temas sobre a autoestima do professor; Contribuição no Organizador Curricular; Problematização da realidade dos alunos e suas especificidades locais; Legislações vigentes que contribuem para a educação como: Constituição Brasileira de 1988, Os Parâmetros Curriculares Nacionais, mais conhecidos como PCN, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, Base Nacional Comum Curricular – BNCC e Referencial Curricular Amazonense – RCA. Por fim, a Coordenação apresentou o Plano de Ação de 2023.
Educação Especial e Inclusiva
A Coordenação de Educação Especial e Inclusiva debateu as leis que amparam a Educação Especial; Resumo da História da Educação Especial no Mundo, no Brasil e no Amazonas; a Avaliação para os estudantes com deficiência, Funcionamento da Sala de Recursos Multifuncional, Função do Professor do AEE, dos Auxiliares de Vida Escolar, Intérpretes e os materiais que os professores da sala de recurso utilizam. Na ocasião, também se discutiu sobre fichas pedagógicas, dinâmicas e construção do plano de aula para os alunos com deficiência.
Educação Infantil
A Coordenação de Educação Infantil realizou diversas atividades. O Prof. Mc. Pe. Ademar Henriques da Silva Filho palestrou sobre “A importância de planejamento de ensino” e o Tenente Silva Luz abordou as Técnicas de Primeiros Socorros.
Outros temas foram tematizados: A Educação Infantil aos olhos da BNCC – quais as mudanças?; Os campos de experiência; As mudanças documentais; O que ensinar via BNCC; O conteúdo na prática; Documentos norteadores para a construção da Proposta Curricular e Pedagógica Municipal: RCA e BNCC e o momento de construção do Organizador Curricular, considerando as especificidade do município de Tefé; Orientação sobre a sequência didática e portfólio; Orientações para preenchimento de ficha, boletins, parecer descritivo da criança. E no encerramento houve socialização e sorteio de jogos pedagógicos.
1º ao 5º anos
A Coordenação Pedagógica do Ensino Fundamental I discutiu sobre a Elaboração dos Organizadores Curriculares da Proposta Curricular do Município de Tefé, além de debates sobre o Referencial Curricular do Município de Tefé.
Educação do Campo e Indígena
Com a finalidade de construir os organizadores curriculares das áreas de aprendizagem de todas as modalidades de ensino, as Coordenações do Campo e Indígena se uniram para debaterem e discutirem as temáticas.
Professores de turmas de multissérie discutirão a organização curricular, modelo de sequência didática, plano bimestral, ficha diagnóstica, materiais pedagógicos e livros didáticos personalizados. Participaram da dinâmica formativa o Ciclo I (1º ao 3º no), o Ciclo II (4º e 5º ano). Os grupos foram formados por componentes curriculares, ou seja, disciplinas para criar estratégias metodológicas.
No segundo dia de jornada, houve o incêndio na Escola Municipal Wenceslau de Queiroz, onde estavam sendo realizadas as atividades, o que fez com que a formação ocorresse em novo local, a Escola Municipal Luzivaldo de Castro.
*Com informações da assessoria