Atuando na defesa da Pátria, no combate aos crimes transfronteiriços e ambientais, no respeito e apoio aos povos originários e à população amazônida e na proteção e preservação do meio ambiente, entre outras vocações do Comando Militar da Amazônia, a 16ª Brigada de Infantaria de Selva apresenta os resultados alcançados na região do Vale do Javari e Terra Indígena Vale do Javari (TIVJ), em 2023 e 2024.
Durante esse período, foram patrulhados mais de 31 mil quilômetros, com a revista de 2.314 embarcações e 6.840 pessoas, resultando na apreensão de armamentos e munições. Além disso, 4,8 toneladas de caça e pesca ilegais foram confiscadas e 611 quelônios foram devolvidos à natureza. Estas ações causaram um prejuízo de mais de 50 milhões de reais aos criminosos.
Além das operações, foram realizadas ações cívico-sociais em aldeias indígenas, com um total de 3.514 atendimentos. Dessa forma, a Brigada das Missões reafirma seu compromisso com a manutenção da soberania nacional, marcando presença constante nos locais mais remotos de sua área de responsabilidade.
*Com informações da assessoria