A fim de colaborar no combate aos crimes transfronteiriços e ambientais, uma das vocações estratégicas do Comando Militar da Amazônia (CMA), o 4° Pelotão Especial de Fronteira (4º PEF)/Estirão do Equador realizou a apreensão de cerca de uma tonelada de carne de caça ilegal (anta e queixada), caracterizando, ainda, a atividade não permitida de comércio.
A ação ocorreu no contexto da Operação ESCUDO, durante a abordagem de uma embarcação no Posto de Controle e Fiscalização Fluvial do 4º PEF, tropa do Cmdo Fron SOLIMÕES/8º BIS, na calha do rio Javari, fronteira com o Peru e ao lado da Terra Indígena Vale do Javari. O ilícito estava escondido debaixo de estrados da embarcação de pequeno porte, a fim de não ser encontrado pelos militares. Após a lavratura do termo de apreensão, o material foi descartado.
A Operação ESCUDO é uma ação permanente do CMA, durante os 365 dias do ano e de forma diuturna, por meio da ação dos PEF, em importantes pontos de entrada e saída no território nacional, colaborando no combate aos crimes ambientais e ilícitos transfronteiriços. No caso da 16ª Brigada de Infantaria de Selva, a Operação também é executada pelo seus outros 03 (três) PEF: Palmeiras do Javari (1º PEF – Rio Javari), Ipiranga (2º PEF – Rio Içá) e Vila Bittencourt (3º PEF – Rio Japurá).
A apreensão demonstra a ação enérgica e permanente dos militares do CMA e assegura a presença do Estado em toda região do Javari, protegendo a nossa Amazônia e mantendo a soberania nacional naquela região.
*Com informações da assessoria