16ª Brigada participa da Operação Machifaro III

7

A 16ª Brigada de Infantaria de Selva (16ª Bda Inf Sl) participou da Operação Machifaro III, exercício de adestramento avançado do Comando Militar da Amazônia, que ocorreu nas cidades de Manacapuru e Iranduba, no período de 14 a 18 de novembro, com um efetivo de, aproximadamente, mil homens.

O exercício teve por finalidade realizar a capacitação das Brigadas e Organizações Militares para o emprego em combate, o que envolveu planejamento e preparação específica da Força Terrestre para a operação no ambiente amazônico.

4-1

Em função das características da Área de Operações da “Brigada das Missões” e das unidades que se integraram à Brigada na missão, para os deslocamentos fluviais, aéreos e rodoviários, as ações iniciaram-se em 7 de novembro, com tropas mobilizadas em Tabatinga, Tefé e Manaus (AM) e em Boa Vista (RR). As peculiaridades da Operação Machifaro foram evidenciadas desde os primeiros planejamentos da “Logística Missioneira”, com as peculiaridades da atuação a partir do coração da Amazônia Ocidental.

Dentre as ações realizadas no adestramento, cabe ressaltar a realização do ataque fluvial e o investimento, realizados pelo 17º Batalhão de Infantaria de Selva, na localidade de Manacapuru; a marcha para o combate, efetivada pelo 12º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, pela Rodovia AM- 070, que liga Manacapuru a Iranduba; e o assalto aeromóvel, realizado pelo 1º Batalhão de Infantaria de Selva, nas imediações de Iranduba, com o apoio de aeronaves do 4º Batalhão de Aviação do Exército, cujas aeronaves realizaram o helitransporte de obuseiros e morteiros para o Tiro das Armas Coletivas na região de Manápolis.

4-2

A fim de proporcionar apoio às necessidades assistenciais da população, no dia 17 de novembro, foi promovida uma grande Ação Cívico-Social nas proximidades do Estádio “Gilbertão”, em Manacapuru, oportunidade em que foram realizados atendimentos médicos e odontológicos, além de atividades educacionais e de recreação para as crianças.

6-1

Fotos: Divulgação