Ações integradas no combate ao tráfico resultam na apreensão de quase 10 toneladas no Amazonas

002

A integração dos órgãos de segurança no combate ao tráfico de drogas no Amazonas tem sido o diferencial no Estado que já registrou a apreensão de quase 10  toneladas desde janeiro, quantidade superior à somatória dos últimos nove anos.

A informação foi divulgada nesta segunda-feira (9) pelo secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes, durante abertura da programação da “Semana Integrada”, em alusão aos dois anos de ações desenvolvidas pela Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança Pública (Seagi), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

“Alguns desafios nos foram apresentados pelo Governo do Amazonas, e o principal deles foi o combate ao crime organizado, especificamente voltado o combate ao narcotráfico. Vale lembrar que, nós temos hoje 9 toneladas e 800 quilos de drogas apreendidos, e o ano ainda não terminou. Esse número é maior do que os últimos oito anos de apreensão”, ressaltou.

Ainda segundo o secretário, o trabalho integrado entre os órgãos de segurança possibilitou maior atuação e planejamento no combate aos crimes em todo o Estado, a exemplo das 70 operações coordenadas pela Seagi, entre elas o Festival de Parintins e as ações no período dos jogos da Copa do Mundo.

Fontes lembrou ainda que as operações integradas também se estendem à fronteira do Estado, como no caso da operação ‘Base Anzol’, realizada nos municípios de Tabatinga e Santo Antônio do Içá, onde as polícias Civil e Militar dão apoio a Polícia Federal e ao Exército no combate ao narcotráfico e contrabando de mercadorias.

“Hoje nós temos barreiras fixas 24 horas por dia, 365 dias por ano. Isso vai fazer com que diminua a quantidade de drogas que chegam aos grandes centros e aos municípios. Provavelmente, no ano que vem, não tenhamos tanta apreensão de drogas como em 2015, devido à intensificação da atuação dessas ações integradas neste ano”, disse.

TV Corporativa – Cerca de 50 servidores que fazem parte dos órgãos de segurança participaram da abertura da programação da “Semana Integrada’. Na ocasião, também houve o lançamento da TV Corporativa da Seagi, um canal de comunicação para difundir informações específicas sobre as ações de segurança e atividades voltadas aos servidores. A TV contará com duas telas fixadas na recepção e no refeitório do Centro Integrado de Comando e Controle.

A programação da “Semana Integrada” segue até o próximo sábado.

Programação

Dia 10 – Terça-feira
9h – Homenagem na Câmara Municipal de Manaus
12h30 às 17h – I Torneio Interno de Jogos Seagi.

Dia 11 – Quarta-feira
9h- Mesa redonda com a imprensa
Tema: Grandes Eventos, Integração e Mídia
–  Café da manhã
12h às 17h – Celebração no clube de oficiais da Polícia Militar do Amazonas

Dia 12 – Quinta-feira
9h- Atividades jogos olímpicos

Dia 13- Sexta-feira
9h – Visita técnica aos Centros Oficiais de Treinamento (COT)
14h- Visita técnica à Arena da Amazônia

Dia 14- Sábado
7h as 11h – Caminhada da integração

 

FOTO: LINDEMBERG CAVALCANTE – ASSESSORIA/ SSP-AM