Aladir Murta, o maior navegador do mundo foi homenageado em Tabatinga

Conhecido internacionalmente como o maior navegador dos rios, Aladir Murta foi homenageado no CFSol 8º BIS, pelo Cel. Oma Zendin no dia 29 de julho.

Aladir Murta, um mineiro de mais de 70 anos lançou-se há mais de 10 anos, numa aventura de percorrer os rios do Brasil numa canoa a remo. Também é um ambientalista presidente de uma ONG de proteção ambiental do rio Araguaia.

Após percorrer vários rios de todo o Brasil, Aladir disse em entrevista que a muito tempo tinha vontade de começar mais uma aventura tendo como ponto de partida a tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru. Seu objetivo é sair de Tabatinga com uma canoa confeccionada pelos ribeirinhos. Seu destino será o estado de Minas Gerais, onde o mesmo fará uma exposição da canoa em um Museu de Belo Horizonte.

O navegador também foi recebido por Karpax considerado o Tarzan do Amazonas colombiano (foto ao lado).

A Revista Náutica, considerada a mais respeitada publicação do mundo do esporte náutico, no seu editorial, dedicou recentemente uma página para ressaltar a história do navegador solitário nomeando-o “O incansável velho do rio”. Aladir Murta já navegou mais de 49.000 quilômetros, o equivalente a uma volta ao mundo, segundo a revista.

Fonte: Portal Tabatinga