Estão presos na carceragem da Polícia Federal (PF-AM) os ex-secretários de saúde Wilson Alecrim, Pedro Elias, do ex-chefe da Casa Civil, Raul Zaidan, e de Evandro Melo (irmão do ex-governador José Melo) durante a operação “Custo Político” deflagrada nesta quarta-feira (13), em Manaus, pela Polícia Federal.
Também estão presos o coronel Aroldo Ribeiro, e o médico e empresário Mouhamed Moustafá, foi preso novamente no início da tarde.
A Polícia Federal não confirmou se Lobo teve a prisão decretada ou se o mandado dele era de condução coercitiva.
Wilson Alecrim esteve a frente da Susam em dois períodos, de 2004 a 2008 e 2010 a 2015. Já Pedro Elias ficou na pasta de 2015 a janeiro deste ano, 2017.
Zaidan comandou a Casa Civil do Estado por nove anos, de 2007 a 2016. Ele foi secretário do ex-governador Omar Aziz e de José Melo.
Foram cumpridos pela Polícia Federal, três mandados de prisão preventiva, nove mandados de prisão temporária, 27 conduções coercitivas, 27 mandados de busca e apreensão, 18 mandados de sequestro de bens móveis e imóveis, incluindo uma aeronave Cessna560 XLS.
A Justiça Federal também determinou o bloqueio dos bens e valores dos investigados no montante de aproximadamente R$ 67 milhões visando o futuro ressarcimento do Estado.
A operação foi batizada como “Custo Político” porque os agentes públicos usavam o argumento que a propina seria usada para bancar campanhas e outros custos de políticos que, também, podem ser alvos em outras fases da operação.
Fonte: Correio da Amazônia