Amazonas avança na mecanização agrícola

mecanização-Divulgação

O Governo do Amazonas disponibiliza aos produtores rurais o Programa de incentivo à utilização de máquinas e implementos agrícolas para a mecanização de áreas produtivas. O Pro mecanização está inserido no programa de Governo como uma linha de crédito subvencionada para promover o aumento da produção de alimentos.

O programa que é operacionalizado por meio de convênio celebrado entre a Secretária de Estado da Produção Rural (Sepror), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Estado do Amazonas (Idam) e a Agência de Fomento do Estado do Amazonas S.A. (Afeam), tem como objetivo viabilizar financiamentos para a contratação de serviços de máquinas e implementos agrícolas, visando tornar a atividade agropecuária mais eficiente e eficaz.

De acordo com o presidente da Afeam, Evandor Geber Filho, o programa traz aos produtores rurais maior competitividade e viabilidade econômica. “O Promecanização abrange todos os municípios do Estado do Amazonas, por meio de financiamentos subvencionados ao produtor, que tem a oportunidade de elevar significativamente e de forma sustentável a produção da agricultura familiar. O programa não estimula o desmatamento de mata primária”, destacou Evandor.

A iniciativa prevê beneficiar agricultores familiares e produtores rurais em atividade mínima de dois anos, que explorem as áreas de pastagem, capoeiras alteradas ou degradadas. O Atendimento ocorre por meio do Idam.

Investimento – Até o momento, foram realizadas cerca de 750 operações de crédito, com investimento de aproximadamente R$ 11 milhões destinados à correção de solo, cultivo de fruticultura, extração de óleo de copaíba, horticultura, custeio da pecuária, pesca artesanal, piscicultura entre outros.

FOTO: DIVULGAÇÃO/AFEAM