Amazônia Conectada: Exército, Governo do Estado e Prefeitura de Tefé assinam convênio de cooperação técnica

Aconteceu na terça-feira (06), no Centro de Telematica de Área (CTA), do Comando Militar da Amazônia (CMA), a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica, entre o Exército Brasileiro, o Governo do Estado e a Prefeitura de Tefé, com a finalidade de fortalecer o Programa Amazônia Conectada, implantado em parceria com a Empresa de Processamento de Dados(Prodam).

O acordo de cooperação foi assinado pela titular da Sead, Inês Carolina Simonetti; pelo secretário executivo de Bens Patrimoniais e Gastos Públicos, Fabrício Cyrino Barbosa; pelo diretor-presidente da Prodam, Lincoln Nunes da Silva, pelo prefeito Nicson Marreira, além dos prefeitos de Barcelos e Novo Airão. Pelo Exército Brasileiro, assinaram o general de divisão Carlos Alberto Dahmer e o general de brigada Carlos Eduardo da Mota Góes.

O Amazônia Conectada, projeto interministerial do Governo Federal, tem por objetivo implantar fibra óptica nos leitos dos rios da Amazônia, além de trechos terrestres, para interligar cidades e comunidades, e estabelecer canais de transmissão de dados de alta velocidade, seguros e confiáveis. O projeto já promove a inclusão digital da população do interior e, também, melhora o acesso aos serviços de internet, telemedicina, Ensino a Distância (EaD), segurança pública, trânsito e turismo.

Atualmente, estão conectados à rede do PAC 6 hospitais, que usufruem de serviços de telemedicina, inclusive com as consultas feitas por com médicos do Hospital Albert Einstein, de São Paulo (SP); e 10 instituições de ensino fundamental, médio e técnico. Até final de agosto, outras instituições serão contempladas, totalizando 54 escolas conectadas.

Foto: Divulgação