Amazônia Conectada: Fibra Óptica chega em Coari

Já está em Coari a fibra óptica do programa Amazônia conectada, programa dirigido e gerenciado pelo Ministério da Defesa que oferecerá á população do interior do Estado do Amazonas uma série de serviços de rede de dados com a mesma qualidade da Capital (Manaus), como a Internet, Telemedicina, Universidade à distância, interconexão entre Saúde, Segurança pública, Trânsito e Turismo.

A balsa do programa, que realizou a colocação do cabo com a fibra no leito do rio solimões, chegou em Coari na madrugada de quarta-feira(17), concluindo um total de 400 km de cabos.

Empresários do setor, não só em Coari, mas também em Tefé,comemoraram o fato, a exemplo de Elino Miranda, que tem acompanhado este projeto do Ministério da Defesa, desde o primeiro momento, quando a fibra ótica foi lançada entre Coari e Tefé.

Sobre o Amazônia Conectada

O projeto do Ministério da Defesa, tendo a gerência do 4º Centro de Telemática de Área – 4º CTA, que pretende levar internet de banda larga para 50 municípios do Amazonas, está orçado em R$ 1 bilhão. A interligação permitirá a continuidade da primeira etapa do programa, que prevê a criação de uma nova rede entre as cidades de Coari e Tefé. A última fase planejada consiste em levar fibra óptica à Região do Alto Solimões. Os cabos integrarão redes de infovias – vias de informação – que cruzarão os rios Negro, Solimões, Purus, Juruá e Madeira. A expectativa é que 7 mil quilômetros de rede beneficiem 50 cidades do Amazonas e Porto Velho (RO), no prazo de três anos. Segundo informações, ainda não oficiais, Coari e Tefé estarão conectados à internet banda larga, num prazo de até 30 dias.

mais informações: http://www.amazoniaconectada.eb.mil.br/pt/index.php

Fotos: Divulgação