Amazônia registra o maior tremor de terra da história do Brasil

Segundo Serviço Geológico americano, o abalo sísmico teve 6,6 graus na Escala Richter; fenômeno ocorreu a mais de 600 quilômetros de profundidade e não há registro de danos.

No último sábado, 20, a Região Norte do Brasil foi atingida pelo maior tremor de terra já registrado no país, marcando 6,6 graus na Escala Richter. Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o epicentro foi próximo a Tarauacá, no Acre, porém, coordenadas precisas indicam uma área isolada em Ipixuna, Amazonas.

Apesar da intensidade, a profundidade de 614,5 quilômetros permitiu a dissipação da energia, evitando danos significativos. Geólogos afirmam que tremores nessa profundidade raramente são percebidos pela população. O Centro de Redes de Terremotos da China também registrou o evento, apontando a mesma intensidade, mas com uma profundidade maior de 630 quilômetros.

Curiosamente, em 7 de junho de 2022, Tarauacá já havia enfrentado um abalo de 6,5 graus, o segundo maior da história do país, sem causar vítimas ou danos. A região, próxima à Cordilheira dos Andes, tem alta atividade sísmica, com quase cem tremores nos últimos 45 anos, todos sem consequências graves.

Até o momento, os governos do Acre e do Amazonas, assim como as prefeituras de Tarauacá e Ipixuna, não se manifestaram sobre o ocorrido. Antes desse episódio, o maior tremor registrado no Brasil datava de 1955, na Serra do Tombador, em Mato Grosso, com 6,2 graus na Escala Richter.

*matéria feita a partir da publicação da Agência Brasil