Barco PAI inicia expedição que vai atender comunidades isoladas no Alto Solimões

O barco Zona Franca Verde, do Projeto Atendimento Itinerante (PAI), coordenado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Seas), partiu na tarde de terça-feira, 13 de março, rumo à região do Vale do Javari, que fica no município de Atalaia do Norte, no Alto Solimões, onde atenderá cerca de cinco mil indígenas e não indígenas com serviço de saúde e cidadania.

Programada para 90 dias, esta é a primeira expedição deste ano e leva cinco toneladas de mantimentos, tais como cestas básicas, kit’s para recém-nascidos e cadeiras de roda. O material será distribuído para as comunidades carentes de Atalaia do Norte (a 1136 quilômetros de Manaus), conforme determinação do governador do Amazonas, Omar Aziz.

A embarcação é equipada de quatro consultórios, sendo dois clínicos, um odontológico com serviço de prótese dentária e um oftalmológico. Além do atendimento médico, o PAI dispõe de internet de 5GB de velocidade, agência do Banco do Brasil e salão para atendimento com serviços públicos que são oferecidos no Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC).

“Estamos levando serviços básicos como emissão de carteira de identidade, processos de aposentadoria e alistamento militar, os quais muitas destas comunidades, principalmente a indígena, nem conhece”, disse Eduardo Lucas da Silva, gerente de Ações Itinerantes da Seas.

Eduardo informou que esta é a primeira expedição no Vale do Javari, para atendimento de comunidades indígenas remotas.  “Vamos percorrer 14 comunidades em Atalaia do Norte e nos municípios de Tonantins, Jutaí e Fonte Boa. O Barco Pai vai aproveitar a cheia dos rios para atingir comunidades que ficam isoladas no período da vazante”, destacou.

Próximas expedições – A próxima missão após a da calha do rio Javari está prevista para atender a região do Baixo Amazonas, iniciando em Maués até o município de Boa Vista do Ramos, em abril. O trabalho tem a parceria das Secretarias de Estado da Saúde (Susam), Segurança Pública (SSP), Exército, Instituto Nacional de Seguridade Social (NSS), Fundação Nacional do Índio (Funai), Correios, Banco do Brasil, Superintendência Regional de Trabalho e Emprego (SRTE), Tribunal de Justiça do Amazonas e prefeituras municipais.

Fonte: Agecom

Foto: Roberto Carlos