Centro de Mídias completa 10 anos e será expandido para novas comunidades

Ao prestigiar a solenidade de comemoração pelos 10 anos de criação do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), o governador David Almeida anunciou que o projeto, que já atendeu 350 mil alunos nesse período, vai alcançar, no próximo ano 118 novas comunidades no Amazonas. O evento de comemoração ocorreu no auditório do Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan), bairro Japiim II, zona sul de Manaus, ocasião em que David Almeida ressaltou a importância do trabalho desenvolvido para melhoria da educação no Estado.

“Pelas dimensões continentais que temos em nosso Estado se faz necessário investir em um projeto como esse que impulsiona o aprendizado e ensino de milhares de alunos através da tecnologia da informação. E comemorar esses 10 esses anos de Cemeam é celebrar o avanço da educação em nosso Estado, é alcançar o maior número de alunos com esse investimento”, comentou o governador.

O governador ainda ressaltou que na próxima semana retoma a agenda de compromissos no interior do Estado para acompanhar obras no sistema viário e continuar a programação de inaugurações e entrega de obras na capital e no interior.

“Segunda-feira iremos a Itapiranga e Maués; na terça temos vista a Manaquiri e inauguração do Centro de Detenção Provisório Provisória Masculino II, em Manaus; na quarta-feira temos Tefé e Tabatinga; e na quinta-feira vamos a Manicoré para inaugurar uma Escola de Tempo Integral. Vamos trabalhar até o último momento e última hora em nossa Gestão”.

A solenidade ocorreu com transmissão ao vivo via IP-TV para todo o Estado. Durante a comemoração foi divulgado o resultado com os ganhadores do Concurso Cultural Cemeam 2017.

Ampliação – O diretor do Cemeam, Sérgio Araújo, revelou que 118 antenas VSat’s serão instaladas até dezembro deste ano para atender comunidades do interior que vão passar a receber o projeto no próximo ano.

“118 novas comunidades serão atendidas em 2018. Até dezembro deste ano será finalizada a instalação das antenas que vão possibilitar a implementação do projeto. Essas instalações estão em andamento, e vamos ter turmas em Parintins, Maraã, entre outras cidades onde existe demanda”.

Expressão – O projeto do Cemeam iniciou em 9 julho de 2007 e vem trazendo vários prêmios nacionais e internacionais. Em seus 10 anos de atuação já foram atendidos 350 mil alunos. A primeira turma de Ensino Médio se formou em 2009. E hoje, o Cemeam atende 43.173 alunos divididos em 2.200 turmas em três mil comunidades dos 62 municípios.

Em sua estrutura há sete estúdios que atendem as turmas do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano), Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª série), Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o projeto presencial com mediação tecnológica para os turnos vespertinos e noturno.

Foto: Valdo Leão