Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas comemora 140 anos e anuncia expansão para o interior do Estado

11-07-2016-140-ANOS-CORPO-DE-BOMBEIROS---FOTO-NATHALIE-BRASIL--(3)

Estar presente em pelo menos 70% do Estado até 2025.  Esta é a meta do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), anunciada na noite desta segunda-feira, dia 11 de julho, durante a cerimônia de celebração 140 anos da corporação, a segunda mais antiga do Brasil. Nós temos várias metas. Como a ampliação das unidades de proteção civis e de meio ambiente que queremos expandir para todo o interior. Para isso, temos um planejamento estratégico até 2025, onde, com a ajuda do governador, nós atingiríamos 70% do interior”, explicou o Coronel Fernando Sérgio Austregésilo Luz, comandante geral do CBMAM.

Ainda de acordo com comandante, o aumento de efetivo e equipamentos é essencial para os planos da corporação. “Essa expansão esta sendo trabalhada gradativamente. Futuramente temos uma previsão de concursos públicos, para que consigamos aumentar nosso efetivo. E também através da criação do Fundo Especial de Bombeiros, estamos conseguindo fazer uma arrecadação para fazer investimentos de aparelhamento e reaparelhamento, completou.

11-07-2016-140-ANOS-CORPO-DE-BOMBEIROS---FOTO-NATHALIE-BRASIL--(2)

Atualmente, a corporação está presente na capital, com oito postos e em sete municípios do interior do Estado (Manacapuru, Parintins, Itacoatiara, Tefé, Tabatinga, Iranduba e Rio Preto da Eva) com um contingente de 712 bombeiros militares e com 81 viaturas e 10 embarcações. “O Amazonas tem muito orgulho dos seus soldados do fogo e sabemos a dificuldade que eles vêm passando com o efetivo pequeno. Hoje, o órgão seria a prioridade numero um, em termo de concursos públicos, uma vez que existem apenas em torno de 700 homens para um estado de dimensões continentais como o nosso”, afirmou o secretário estadual de Segurança Pública Sérgio Fontes.

Fontes disse que o projeto é viável e que o Governo do Estado está disposto a realizar os investimentos necessários. Essa programação de expansão já foi avaliada e é viável, claro que vai depender dos recursos, mas certamente o governador José Melo é sensível a isso. Ele não fez isso ainda, pois a lei de responsabilidade fiscal não permite, mas assim que for possível, não temos dúvida que os bombeiros terão seu concurso”, afirmou Fontes.

11-07-2016-140-ANOS-CORPO-DE-BOMBEIROS---FOTO-NATHALIE-BRASIL--(10)

Aniversário –

Segundo Corpo de Bombeiros mais antigo do País, o CBMAM realizou uma grande cerimônia para celebrar seus 140 anos. Com a presença de diversas personalidades civis e militares, a celebração teve direito a um grande desfile de oficiais e os veículos equipados da entidade.

Hoje é um dia muito importante e eu tenho um enorme orgulho de estar à frente de uma corporação tão competente e disciplinada. Sendo uma das mais antigas do Brasil, temos a obrigação de desempenhar nosso trabalho com excelência, apesar das dificuldades que enfrentamos”, disse o Coronel Fernando Sérgio.

11-07-2016-140-ANOS-CORPO-DE-BOMBEIROS---FOTO-NATHALIE-BRASIL--(5)

Na ocasião, também aconteceu a entrega das comendas Medalha de 30 anos de Serviço” para os bombeiros militares que contam com mais 30 anos de efetivo serviço na corporação; Medalha Comandante Ventura” para os bombeiros que se destacaram com mérito intelectual; Medalha Leovegildo Coêlho” para os bombeiros militares e servidores civis que se destacaram no empenho de bem servir à corporação; Medalha Sálvio Belota” para as personalidades que se destacaram em atos de coragem e bravura em ações de salvamento e a maior honraria concedida pelo CBMAM: a “Medalha Imperador Dom Pedro II”.

FOTOS: NATHALIE BRASIL/SECOM