Determinados: candidatos realizam as provas do segundo dia do Vestibular da UEA

Gabarito será divulgado nesta terça-feira (29/10), e a lista dos aprovados sai no dia 17 de dezembro.

Nesta segunda-feira (28/10), último dia de provas do Vestibular 2019, acesso 2020, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), candidatos se revelaram mais uma vez determinados a conquistarem a uma das 1.727 vagas disponíveis no certame deste ano. O gabarito do exame será divulgado amanhã (29/10), no portal da UEA (www.uea.edu.br) a partir das 20h (horário de Manaus). Já a lista com os nomes dos aprovados será no dia 17 de dezembro.

A estudante e concorrente a uma vaga para o curso de Direito, Camila Coelho, antes da prova afirmou ter revisado todo o conteúdo na noite passada, para não errar na hora de marcar as alternativas certas no exame. “Passei o ano inteiro estudando para esse Vestibular. Apesar do meu nervosismo no primeiro dia de prova, vi que poderia me sair bem no segundo dia e passei a noite revisando assuntos importantes que sempre são explorados nos exames. Hoje, estarei mais certa das respostas e muito mais confiante na minha aprovação”, disse a estudante.

Já a concorrente a uma vaga do curso de Administração, Simone Siqueira, enfatizou também a dedicação para esse certame. Ela acrescenta que, além do conhecimento, é necessário concentração, determinação e confiança na hora da prova. “Estou com uma expectativa muito boa em relação ao segundo dia de prova. Há anos não participava de um Vestibular. Porém, me preparei bastante para esse exame, principalmente porque estou concorrendo a uma vaga no curso com que eu me identifico. Estou perseverante no meu propósito”, pontuou.

Balanço – Na abertura do portão da Escola Normal Superior (ENS), o reitor da UEA, Cleinaldo Costa, comentou sobre o número de abstenções no primeiro dia de prova do Vestibular. Para a Gestão Superior, o índice de faltosos está dentro da normalidade. “No primeiro dia tivemos 7.713 abstenções, ou seja, 21,05% do total de inscritos em Manaus e no interior, número que está dentro da média desses últimos anos. No ano passado, registramos um total de 18% de abstenções”, salientou Cleinaldo.

O reitor destacou ainda que o processo deste ano foi tranquilo e com segurança, tanto na capital como em todos os municípios do estado onde aconteceu o certame. “A maior parte das pessoas que não vieram realizar as provas geralmente não estão motivadas a fazê-la. Pouquíssimas perderam por atraso ou transporte. O certame funcionou muito bem em todo o estado. Foi uma operação grande e um momento importante para o Amazonas e para a UEA. Estamos de braços abertos para receber os 3.379 novos alunos (Vestibular e SIS). Queremos esses cérebros aqui conosco para desenvolver ainda mais o estado do Amazonas”, disse.

Abstenções – No primeiro dia do Vestibular 2019, acesso 2020, a Universidade registrou 7.713 abstenções, ou seja, 21,05% do total de inscritos em Manaus e no interior. Já no segundo dia do Vestibular, a UEA registrou 8.343 abstenções, o que representa 22,76% do total de candidatos inscritos no certame, tanto da capital quanto do interior.

Foto: Joelma Sanmelo/Ascom UEA