Dia Mundial da Pessoa Idosa é celebrado com dança no TA

Com o tema “Circo, Um Sonho Inesquecível, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Juventude, Desporto e Lazer (Sejel), em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (SEC), realizou no último sábado, dia 1 de outubro, no Teatro Amazonas, o 4º Espetáculo de Dança do Projeto Vidativa.

Promovido para celebrar o Dia Mundial da Pessoa Idosa, a festa contou com a apresentação de 500 idosos do grupo de dança e teatro do Vidativa. Mais de 600 pessoas prestigiaram o espetáculo no Teatro Amazonas. A quarta edição do espetáculo foi baseada na arte circense, retratando a história de uma garotinha que amava o circo e que, durante um sonho, acabava fazendo parte do mundo de palhaços, trapezistas e malabaristas.

O objetivo principal do projeto, segundo a coordenadora geral e psicóloga Lília Albuquerque, é motivar e possibilitar que os idosos tenham uma qualidade de vida melhor através da arte. “Por meio do Vidativa, eles têm oportunidade de fazer coisas que nunca fizeram antes, como dançar, cantar ou participar de atividades esportivas”, frisou Lília, que atua diretamente nos grupos de idosos da cidade de Manaus.

 

O projeto atende pessoas a partir dos 45 anos, favorecendo o processo da envelhecimento  com qualidade de vida. “Uma das nossas propostas é promover ações que atendem as necessidades da pessoa idosa, possibilitando a integração com a família e comunidade, viabilizando o desenvolvimento nos aspectos bio-psico-social, contribuindo para que os mesmos possam redescobrir suas potencialidades, independências e autonomia”, explicou a diretora.

 

Novas oportunidades – A dona de casa e aposentada Perpétua Medeiros, 71, fala que, desde que entrou no projeto, sua vida mudou para melhor. “Eu tive o meu primeiro filho com 15 anos, logo eu tive que trabalhar para sustentar a casa. Só agora com o Vidativa eu estou tendo oportunidade de viver coisas que não tive na minha juventude”, avaliou a aposentada.

 

Com uma história semelhante, a aposentada Graça Taveira, 58, disse que o projeto a ajudou sair de uma depressão após a perda do marido. “Eu não me alimentava, não tinha ânimo para nada, tratava as pessoas mau. Agora eu vivo com a sensação de que vou viver muito tempo e feliz”, ressaltou.

 

Interiorização – Atualmente, o Projeto Vidativa leva atendimento a 45 grupos/associações de idosos, localizados nas seis zonas da cidade de Manaus e a cinco municípios do Estado: Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Manacapuru, Novo Airão e Iranduba (com os grupos Felicidade não Tem Idade de Iranduba, Maria Joaquina de Cacau Pirêra e Melhor Idade de Paricatuba).
Fonte: Agecom

Foto: Alfredo Fernandes