Dom Sérgio recebe título de cidadão do Amazonas nesta quinta

dom-sergio-castriani

Acontece às 11h de quinta-feira (13) sessão especial de entrega do título de cidadão do Amazonas ao arcebispo metropolitano de Manaus, dom Sérgio Castriani, pelos relevantes serviços prestados ao Estado do Amazonas. A autoria da homenagem é do deputado José Ricardo Wendling (PT), e será realizada no plenário da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam).

Dom Sérgio Castriani nasceu em 1954, em Regente Feijó (SP), e sua ordenação presbiteral foi em 1978, em São Paulo. Estudou filosofia na Faculdade Nossa Senhora Medianeira (SP) e teologia no Instituto Teológico Pio XI também na capital paulista.

O novo arcebispo de Manaus chegou à Amazônia há 34 anos, no dia 15 de março de 1979, na cidade de Feijó (AC). Há 14 anos, iniciou seu trabalho missionário em Tefé (AM), onde foi ordenado bispo no dia 9 de agosto de 1998. E no dia 12 de dezembro de 2012, foi nomeado arcebispo de Manaus, tomando posse no dia 23 de fevereiro de 2013.

Dentre as suas principais atividades antes do episcopado, destacam-se: vigário paroquial e pároco (Feijó/AC); assessor da Pastoral da Juventude, professor e vigário em São Paulo; diretor da Casa de Filosofia CSSp (SP); ecônomo provincial; e conselheiro geral do CSSp. Como bispo de Tefé, atuou como secretário da Região Norte 1 da CNBB (Norte do Amazonas e Roraima) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intersclesial por dois mandatos (2003 a 2011). Atualmente, faz parte da Comissão Episcopal para a Amazônia. Seu lema episcopal é “Habitou entre nós”.

De acordo com José Ricardo, é justa a homenagem a dom Castriani, um dedicado pastor, com relevante atuação no Amazonas e com vasta caminhada junto ao povo desta região do Brasil. “Junto com as comunidades ribeirinhas, com os povos indígenas e com os mais necessitados, vem lutando pela garantia dos direitos básicos da população, na luta pela preservação ambiental, pregando sempre o evangelho aonde quer que vá. Um testemunho de missionário, que veio de São Paulo pregar a paz e a justiça e que merece o nosso reconhecimento público. Parabéns, dom Sérgio, nosso novo cidadão do Amazonas”, declarou o parlamentar.

Foto: Fábio de Oliveira