Eirunepé e Itamarati em situação de emergência

Os municípios de Eirunepé e Itamarati, localizados na calha do Rio Juruá, decretaram Situação de Emergência, por conta da enchente e passaram a integrar o cronograma de ajuda humanitária da Defesa Civil do Amazonas.

As cidades estão sendo monitoradas pela Defesa Civil AM desde o início de janeiro, quando receberam o Alerta de enchente. Com a evolução do cenário, esses novos municípios vão poder contar o apoio humanitário do Estado, como já está acontecendo com Guajará e em seguida, Ipixuna”, informou o Secretário Executivo da Defesa Civil do Estado, coronel Fernando Pires Júnior.

São ao todo 3.268 famílias afetadas nas duas cidades. Com esses novos decretos,  sobe para quatro o número de municípios em Emergência no Amazonas devido a enchente.

Atendimento Guajará- A Defesa Civil do Estado está em andamento com a distribuição de ajuda humanitária no município Guajará,  o primeiro a receber o apoio. São ao todo 12 toneladas de mantimentos, que inclui cestas básicas, kit’s medicamento (antibiótico, vitamina, sais de hidratação, analgésico), kit’s dormitórios (lençol, rede, mosqueteiro), kit’s higiene pessoal e ainda, hipoclorito de sódio, para purificação da água.

Próximo atendimento- O próximo a receber o socorro, será o município de Ipixuna, na calha do Juruá. Nesta cidade 1.651 famílias foram afetadas e também serão atendidas com nove toneladas ajuda humanitária dos Governos Federal e Estadual.

Balanço da Enchente / 2017

*SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

 1 – Guajará (calha do Juruá)

2 – Ipixuna (calha do Juruá)

3- Eirunepé (calha do Juruá)

4 – Itamarati (calha do Juruá)

 

Famílias afetadas: 5.970

 

*SITUAÇÃO DE ALERTA

1 – Juruá (calha do Juruá)

2 – Carauari (calha do Juruá)

3 – Envira(calha do Juruá)

 

*SITUAÇÃO DE ATENÇÃO

1 – Tabatinga (calha do Solimões)

2- Benjamin Contant (calha do Solimões)

3- São Paulo de Olivença (calha do Solimões)

4- Amaturá (calha do Solimões)

5-Santo Antônio do Iça (calha do Solimões)

6-Tonantins (calha do Solimões)

7- Atalaia do Norte (calha do Solimões)

FOTO:DEFESA CIVIL/ITAMARATI