O governador Wilson Lima anunciou, nesta segunda-feira (24/01), o investimento de R$ 3.881.375,55, para levar água potável para a população de Maraã (a 634 quilômetros de Manaus). Um Termo de Cooperação Técnica para garantir a melhoria do serviço de abastecimento foi assinado pelo Governo do Amazonas, por meio da Companhia de Saneamento de Água do Amazonas (Cosama), e a Prefeitura do município.
Wilson Lima destacou que o Governo do Amazonas tem atuado nos municípios do interior com o objetivo de melhorar a qualidade da água consumida pela população e, consequentemente, proporcionar mais saúde às famílias.
“Nós estamos com um projeto para redistribuição da rede de abastecimento de água. Com esse convênio da ordem de R$ 3,8 milhões para tratar os poços, para garantir água de qualidade para a população”, frisou Wilson Lima.
A cooperação com Maraã tem o prazo de 12 meses. Atualmente, o sistema de abastecimento é de responsabilidade do município e não possui laboratório, apenas sede administrativa. A água que chega aos consumidores não passa por tratamento.
A água é captada por meio de 17 poços submersos, sendo que 13 estão ativos e quatro inativos. O sistema conta com oito reservatórios, mas apenas seis estão ativos.
Serão realizados serviços de manutenção e limpeza nos poços, além de instalação de cloradores para tratar a água. “Nós estávamos precisando desse investimento por parte do Governo do Estado para oferecer água de qualidade para o nosso povo”, disse o prefeito de Maraã, Edir Castelo Branco.
Foto: Diego Peres/Secom