O laudo final, elaborado pelo Centro de Investigação e Prevenção a Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), aponta que uma falha no motor da aeronave EMB- 810C cousou o acidente que matou cinco funcionários da Secretaria de Estado da Educação e Qualidade de Ensino (Seduc), em maio de 2010.
O documento apontou ainda que, durante a tentativa de pouso, a aeronave sofreu forte impacto contra o solo e apresentou ruptura em ambas as asas, ocasionando vazamento de combustível.
Segundo o tenente-coronel Carlos Frederico Schonhardt, chefe do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes (Seripa 7), o laudo é definitivo e encerra as investigações da Aeronáutica sobre o caso.
“Após o acidente, o Seripa 7 Manaus fez o laudo preliminar, que durou cinco meses para ser finalizado. Em seguida, passamos os dados ao Cenipa, em Brasília, que realizou uma reavaliação e divulgou o parecer final”, disse.
Durante os exames e testes realizados nos motores, hélices e componentes, foram encontrados diversos itens com Tempo entre Revisões Gerais (TBO) vencidos. Itens cuja origem não foi identificada e com danos anteriores ao acidente deveriam ter sido ‘condenados’ durante a última revisão geral.
Na ação inicial de investigação dos motores, foi constatado que o tubo de alimentação de combustível e o tubo da válvula dreno estavam soltos.
Fonte: EmTempo.com.br