Governador do Amazonas em exercício, José Melo, destaca a importância de discussão para a promoção da igualdade social

IMG-20130828-WA0006Na noite desta quarta-feira, 28 de agosto, durante a abertura da 3ª Conferência Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Amazonas (Ceppir), o governador do Amazonas em exercício, José Melo, destacou que o Governo do Estado desempenha um papel importante para a futura concretização de políticas públicas para a promoção da igualdade racial.

 

“Esse tipo de conferência mostra que o Governo do Estado está cumprindo o seu papel de promover a discussão sobre esse tema. Esse encontro irá gerar propostas que serão encaminhadas para a conferência nacional para que se tornem políticas públicas na área da igualdade racial”, disse Melo, durante a abertura do evento, que ocorreu no auditório da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus), órgão que está coordenando a conferência.

 

O encontro continuará até a próxima sexta-feira, dia 30, com debates no auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (avenida Mário Ypiranga Monteiro, antiga Recife, n° 3.950, Parque Dez, zona centro-sul). As discussões acontecerão das 9h às 18h30.

 

Além do governador em exercício, José Melo, a abertura do evento teve a participação da secretária de Políticas Afirmativas, Angela Nascimento, representando a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República.

 

Neste ano, a Ceppir tem como tema “Democracia e desenvolvimento sem racismo: por um Brasil afirmativo”. A conferência tem como principais objetivos reafirmar e ampliar o compromisso do Governo Estadual e da sociedade, com políticas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade como fatores essenciais à democracia plena e ao desenvolvimento com justiça social no Brasil; avaliar os avanços obtidos e os desafios a serem enfrentados após dez anos de implementação da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial; propor recomendações para o enfrentamento ao racismo e o fortalecimento da promoção da igualdade racial no âmbito do Poder Executivo (estadual); e discutir os mecanismos de institucionalização da promoção da igualdade racial, tendo em vista a implantação do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir).