Governador Omar Aziz assina decreto com o marco legal do programa de segurança Ronda do Bairro

O governador do Amazonas, Omar Aziz, assinou na manhã desta quinta-feira, 10 de novembro, o decreto com o marco legal do programa Ronda no Bairro. O ato foi durante a aula inaugural do novo curso de formação para cerca de 2.500 policiais aprovados no último concurso da Polícia Militar. Outros 270 policiais civis e militares iniciaram a sexta turma do curso de capacitação e atualização para o programa Ronda no Bairro e 100 oficiais ingressaram no curso de Bacharelado em Segurança Pública e Cidadão oferecido pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A cerimônia foi realizada no auditório Nina Lins, do Centro Universitário Nilton Lins, no Parque das Laranjeiras.

Os policiais serão treinados para atuar seguindo as diretrizes do Ronda no Bairro, baseado no policiamento comunitário e no uso de novas tecnologias que estão sendo implantadas em função do programa e da preparação da cidade para a Copa do Mundo de 2014. O Governo do Amazonas realiza o maior investimento da história, cerca de R$ 250 milhões em equipamentos, novas tecnologias, viaturas, armamentos, reforma e ampliação do número de Distritos Integrados de Polícia (DIPs) e do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciops), aumento e capacitação de recursos humanos. Este ano o governador Omar Aziz também concedeu aumento salarial de 8%, acima da inflação, para as polícias Civil e Militar.

O decreto  assinado pelo governador Omar Aziz dispõe sobre as diretrizes do programa Ronda no Bairro, envolvendo os órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública do Amazonas, e estabelece as áreas de atuação das unidades das Polícias Civil e Militar, mediante ações preventivas e repressivas. As diretrizes incluem a necessidade de integração e de modernização organizacional e tecnológica dos órgãos do sistema, a melhoria da infraestrutura, a capacitação de recursos humanos e o desenvolvimento da metodologia de policiamento comunitário e de ações estratégicas.

Com o marco legal, haverá a compatibilização e redistribuição das áreas de circunscrição das Polícias Civil e Militar, com objetivo de aumentar a presença dos órgãos de segurança, a capacidade de atendimento preventivo e repressivo e o acesso da população aos serviços das instituições. Outra mudança prevista no decreto refere-se à atuação da Corregedoria da Secretaria de Segurança Pública, que deve passar por modificações operacionais para dar maior celeridade aos trabalhos de investigação.

De acordo com o planejamento da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), o programa Ronda no Bairro será lançado ainda este ano na zona norte de Manaus; em abril, nas zonas leste, centro-oeste e sul; e, em junho, nas zonas oeste e centro-sul. A cada raio de 3 quilômetros quadrados na cidade haverá uma ronda com 18 policiais, uma viatura e duas motocicletas.

Para isso, o Governo vai praticamente dobrar o quadro de policiais militares até o ano que vem. Este ano foi realizado concurso para 2.500 PMs. Um novo concurso para mais 2.500 está sendo planejado para ano que vem. “Em menos de dois anos teremos 5 mil novos policiais na corporação, saltando de 7 mil para 12 mil”, destacou Omar Aziz. No início deste ano a Polícia Civil também teve seu quadro reforçado, com cerca de 1,1 mil novos profissionais.

Aos novos policiais que serão preparados para ingressar na corporação, já em consonância com as diretrizes do Ronda no Bairro, o governador fez um apelo para que ajudem a mudar a realidade da segurança no Estado. “A nossa polícia não vai ser a mesma nunca mais”. Referindo-se à prisão recente de policiais envolvidos com o tráfico de drogas, o governador pediu consciência aos novos praças e policiais civis. “Não chegaremos a lugar nenhum se não houver consciência de cada um de vocês. Se você dá guarita ao traficante, amanhã ele poderá vender droga para o teu próprio filho”, alertou.

 Prodam desenvolve tecnologia de ponta para o Ronda no Bairro

A empresa de Processamento de Dados Amazonas S/A (Prodam) desenvolveu o Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP), uma solução tecnológica destinada ao ordenamento de operações integradas das Polícias Civil e Militar do Amazonas, considerando as diretrizes do programa Ronda no Bairro. O sistema segue rigorosos padrões de qualidade e segurança da informação.

O diretor-presidente da Prodam, Tiago Paiva, destaca que o SISP permitirá o georeferenciamento e monitoramento, em tempo real, das viaturas do Ronda no Bairro. “O sistema permitirá que as informações de áudio e vídeo geradas pelos equipamentos instalados nas viaturas sejam visualizadas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), que terá o controle sobre todos os 192 setores de vigilância do programa”, explicou. Além disso, diz ele, os dados serão gravados e armazenados, automaticamente, no Data Center da Prodam.

O órgão também desenvolveu uma intranet para a transferência de dados das viaturas para os DIPs e Ciops e, posteriormente, para a Prodam, utilizando tecnologia wireless e 3G, interligadas por uma rede de fibra ótica. A rede interna irá assegurar o trânsito de informações, com total segurança.

Tecnologia embarcada – Durante o evento no Centro Universitário Nilton Lins, foi apresentada a viatura modelo do programa Ronda no Bairro. Cada uma será equipada com equipamento de GPS, que dará a localização exata do veículo e permitirá o acompanhamento do percurso, durante os deslocamentos. A viatura terá seis câmeras instaladas, sendo uma com iluminação para busca noturna, sistema de radiocomunicação, um telefone móvel (que será afixado no veículo), um identificador biométrico, tablet, para acesso ao SISP e impressora para emissão de boletins de ocorrência. As imagens geradas no veículo também ficarão armazenadas, nas viaturas, pelo período de 15 dias.

Fonte: Agecom

Foto: Alex Pazzuelo